Aula de 23 de agosto - O Potencial Filosofante de Nietzsche


PLANO DE AULA  DA DISCIPLINA


1.        IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
CURSO: IH14 – Filosofia/Licenciatura
SEMESTRE: 2º.
ANO: 2018
Bloco 2 – Sala 7
Quinta-feira, 23/08
14H00 às 20H00
DISCIPLINA: Prática Integrada IV 

SIGLA: IHF063

CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 horas
CRÉDITOS: 04
TEÓRICA: 60 horas
PRÁTICA: 00
PRÉ-REQUISITO: IHH313
PROFESSOR: Nelson Matos de Noronha








EMENTA[1]
Oficina de História da Filosofia Contemporânea. Disciplina de caráter eminentemente laboratorial, capaz de articular ensino, pesquisa e extensão, cujo universo temático recai sobre os principais problemas filosóficos da Filosofia Contemporânea.
OBJETIVOS
 Destacar os principais problemas da História da Filosofia Contemporânea. A partir desses problemas, os alunos produzirão artigos e projetos, os quais serão objetos de discussão, na forma de seminários, entre os participantes da disciplina. Ensejar a relação entre ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Filosofia Contemporânea.

  1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/CRONOGRAMA
ORDEM
DIA/MÊS
CONTEÚDO
Nº DE AULAS
T
P
3
23/08/2018
Leitura de Genealogia da Moral, de Nietzsche – Atividades no Laboratório de Ensino
02
04
  1. METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Serão feitas leituras de textos clássicos de filosofia a partir dos quais serão desenvolvidas as oficinas de prática de ensino, pesquisa e extensão.
  1. MÉTODOS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO
Serão aplicados exercícios escolares parciais. A Prova final será aplicada em conformidade com que as normas da UFAM dispõem sobre o regime didático (Resolução 023\2017\CONSEPE).




  1. TEMA: O Modo de Atuação do Filósofo

  1. Objetivos:
a)    – Proporcionar aos licenciandos de filosofia o domínio e o manejo do Plano de Aula.
b)    – Explorar as possibilidades da leitura do Prólogo e da Primeira Dissertação de Genealogia da Moral, de Nietzsche no planejamento e execução de uma aula no Ensino Médio.
c)    – Relacionar a problematização dos valores morais na atualidade pela filosofia.

  1. Conteúdo Programático:
a)    O que é o Plano de Aula? O que é Planejamento Pedagógico?
Referências:
ESCOLA EDUCAÇÃO. Plano de Aula para Professores – Como fazer Planos de Aulas? https://escolaeducacao.com.br/plano-de-aula/ (acesso em 23/08/2018, às 12:57.
THOMAZI, Áurea Regina Guimarães & ASINELLI, Thania Mara Teixeira. Prática docente: considerações sobre o planejamento das atividades pedagógicas; in: Educar, Curitiba, n. 35, p. 181-195, 2009. Editora UFPR 181 (http://www.scielo.br/pdf/er/n35/n35a14.pdf- Acesso em 23/08/2018, às 13:40.

b)    O potencial filosofante de Nietzsche.

Referência:

NIETZSCHE, F. A Genealogia da Moral; tradução de Mário Ferreira dos Santos; Petrópolis: Vozes, 2009.

c)    A Leitura Analítica de A Genealogia da Moral.

Referência:

SEVERINO, Antônio Joaquim. Como ler um texto de filosofia; São Paulo: Paulus, 2009.




  1. Metodologia:

a)    Aula Expositiva: 40 minutos.
b)    b) Leitura de texto: 40 minutos.
c)    Comando de atividades:
d)     40 minutos
e)    Atividades práticas: 242 minutos


  1. Avaliação:

a)    Formulação de um Plano de Aula = 10,0 pontos.
b)    Participação no Fórum do Blog https://professornoronhaeoensinodefilosofia.blogspot.com/ = 10,0




[1] Conteúdos Pedagógicos - Formação do Professor de Filosofia.
Os conteúdos que compõem este núcleo visam possibilitar ao aluno, uma consistente formação filosófica, pedagógica, cientifico - cultural e treino da prática docente, bem como, uma articulação entre os conteúdos da formação específica, com os da formação do professor de filosofia.
Os conteúdos pedagógicos visam proporcionar ao aluno conhecimentos sobre as dimensões sociais, psicológicas e culturais dos alunos do ensino básico enquanto sujeitos da aprendizagem, os problemas relativos à aprendizagem, planejamento de atividades de ensino, métodos e técnicas de ensino da filosofia, gestão de classe, avaliação de aprendizagem, legislação educacional referente à educação básica, habilidades e competências relativas ao ensino da filosofia na educação básica. 
As disciplinas do grupo Prática Integrada, por sua vez, se constituirão em articulação dos conteúdos da formação específica que se dão em  variadas formas acadêmicas ao longo do Curso (na pesquisa, no ensino e na extensão), enfatizando o que há de especificamente filosófico na formação do Professor de Filosofia.  A exigência de 400 horas de prática curricular será atendida pelas disciplinas Prática Integrada I, II, III e IV, cada uma delas com 120 horas práticas, totalizando 480 horas-aula. (UFAM\Departamento de Filosofia. PPC Filosofia; Manaus: UFAM, 2012.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de Aula e Slide sobre Karl Marx

Autonomia do Pensamento e Atualidade da Filosofia

AULA - MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA