Aula de 23 de agosto - O Potencial Filosofante de Nietzsche
PLANO DE AULA DA DISCIPLINA
1.
IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
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CURSO: IH14
– Filosofia/Licenciatura
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SEMESTRE: 2º.
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ANO: 2018
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Bloco 2 – Sala 7
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Quinta-feira, 23/08
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14H00 às 20H00
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DISCIPLINA: Prática
Integrada IV
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SIGLA: IHF063
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CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 horas
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CRÉDITOS: 04
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TEÓRICA: 60
horas
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PRÁTICA: 00
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PRÉ-REQUISITO: IHH313
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PROFESSOR: Nelson
Matos de Noronha
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EMENTA[1]
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Oficina
de História da Filosofia Contemporânea. Disciplina de caráter eminentemente
laboratorial, capaz de articular ensino, pesquisa e extensão, cujo universo
temático recai sobre os principais problemas filosóficos da Filosofia
Contemporânea.
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OBJETIVOS
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Destacar os principais problemas da História
da Filosofia Contemporânea. A partir desses problemas, os alunos produzirão
artigos e projetos, os quais serão objetos de discussão, na forma de
seminários, entre os participantes da disciplina. Ensejar a relação entre
ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Filosofia Contemporânea.
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ORDEM
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DIA/MÊS
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CONTEÚDO
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Nº DE AULAS
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T
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P
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3
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23/08/2018
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Leitura de Genealogia da Moral, de Nietzsche –
Atividades no Laboratório de Ensino
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02
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04
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Serão feitas leituras de textos clássicos de filosofia a partir
dos quais serão desenvolvidas as oficinas de prática de ensino, pesquisa e
extensão.
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Serão aplicados exercícios escolares parciais. A Prova final
será aplicada em conformidade com que as normas da UFAM dispõem sobre o
regime didático (Resolução 023\2017\CONSEPE).
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- TEMA: O Modo de Atuação do Filósofo
- Objetivos:
a)
–
Proporcionar aos licenciandos de filosofia o domínio e o manejo do Plano de
Aula.
b)
–
Explorar as possibilidades da leitura do Prólogo e da Primeira Dissertação de
Genealogia da Moral, de Nietzsche no planejamento e execução de uma aula no
Ensino Médio.
c)
– Relacionar
a problematização dos valores morais na atualidade pela filosofia.
- Conteúdo Programático:
a)
O
que é o Plano de Aula? O que é Planejamento Pedagógico?
Referências:
ESCOLA
EDUCAÇÃO. Plano de Aula para Professores – Como fazer Planos de Aulas? https://escolaeducacao.com.br/plano-de-aula/
(acesso em 23/08/2018, às 12:57.
THOMAZI, Áurea Regina Guimarães & ASINELLI,
Thania Mara Teixeira. Prática
docente: considerações sobre o planejamento das atividades pedagógicas; in: Educar, Curitiba, n. 35,
p. 181-195, 2009. Editora UFPR 181 (http://www.scielo.br/pdf/er/n35/n35a14.pdf-
Acesso em 23/08/2018, às
13:40.
b)
O
potencial filosofante de Nietzsche.
Referência:
NIETZSCHE,
F. A Genealogia da Moral; tradução de Mário Ferreira dos Santos; Petrópolis:
Vozes, 2009.
c)
A
Leitura Analítica de A Genealogia da Moral.
Referência:
SEVERINO,
Antônio Joaquim. Como ler um texto de filosofia; São Paulo: Paulus, 2009.
- Metodologia:
a)
Aula
Expositiva: 40 minutos.
b)
b)
Leitura de texto: 40 minutos.
c)
Comando
de atividades:
d)
40 minutos
e)
Atividades
práticas: 242 minutos
- Avaliação:
a)
Formulação
de um Plano de Aula = 10,0 pontos.
b)
Participação
no Fórum do Blog https://professornoronhaeoensinodefilosofia.blogspot.com/
= 10,0
[1] Conteúdos Pedagógicos - Formação do Professor de Filosofia.
Os conteúdos que compõem este núcleo
visam possibilitar ao aluno, uma consistente formação filosófica, pedagógica,
cientifico - cultural e treino da prática docente, bem como, uma articulação
entre os conteúdos da formação específica, com os da formação do professor de
filosofia.
Os conteúdos pedagógicos visam
proporcionar ao aluno conhecimentos sobre as dimensões sociais, psicológicas e
culturais dos alunos do ensino básico enquanto sujeitos da aprendizagem, os
problemas relativos à aprendizagem, planejamento de atividades de ensino,
métodos e técnicas de ensino da filosofia, gestão de classe, avaliação de
aprendizagem, legislação educacional referente à educação básica, habilidades e
competências relativas ao ensino da filosofia na educação básica.
As disciplinas do grupo Prática
Integrada, por sua vez, se constituirão em articulação dos conteúdos da
formação específica que se dão em
variadas formas acadêmicas ao longo do Curso (na pesquisa, no ensino e
na extensão), enfatizando o que há de especificamente filosófico na formação do
Professor de Filosofia. A exigência de
400 horas de prática curricular será atendida pelas disciplinas Prática
Integrada I, II, III e IV, cada uma delas com 120 horas práticas, totalizando
480 horas-aula. (UFAM\Departamento de Filosofia. PPC Filosofia; Manaus: UFAM, 2012.)
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