Plano de Ensino


PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA


1.        IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
CURSO: IH14 – Filosofia/Licenciatura
SEMESTRE: 2º.
ANO: 2018
Bloco 2 – Sala 7
Quinta-feira
14H00 às 20H00
DISCIPLINA: Prática Integrada IV 

SIGLA: IHF063

CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 horas
CRÉDITOS: 04
TEÓRICA: 60 horas
PRÁTICA: 00
PRÉ-REQUISITO: IHH313
PROFESSOR: Nelson Matos de Noronha








EMENTA[1]
Oficina de História da Filosofia Contemporânea. Disciplina de caráter eminentemente laboratorial, capaz de articular ensino, pesquisa e extensão, cujo universo temático recai sobre os principais problemas filosóficos da Filosofia Contemporânea.
OBJETIVOS
 Destacar os principais problemas da História da Filosofia Contemporânea. A partir desses problemas, os alunos produzirão artigos e projetos, os quais serão objetos de discussão, na forma de seminários, entre os participantes da disciplina. Ensejar a relação entre ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Filosofia Contemporânea.


BIBLIOGRAFIA
BACHELARD, Gaston. O Novo Espírito Científico. Tradução Juvenal Hahne
Júnior. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. São Paulo, Brasiliense, 1989.
BERGSON, Henri. O Pensamento e o Movente (introdução). Tradução Franklin
Leopodo e Silva, Nathanael Caxeiro. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. São Paulo, Graal, s/d.
FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas: uma arqueologia das Ciências Humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FREUD, S.. O Futuro de uma Ilusão; tradução de Renato Zwick; L&PM POCKET; www.lpm.com.br
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Tradução Márcia de Sá Cavalcante.
Petrópolis: Vozes, 1989.
HUSSERL, Edmundo. Lógica formal y lógicatranscendental. Trad. Luis Villoro.
México, UNAM, 1962.
_______________.  Ideas I. Trad. De José Gaos. México, FCE, 1985.
_______________. Meditações Cartesianas. Trad. De Frank de Oliveira. São
Paulo, Madras Editora, 2001.
MARX, K. H.. Teses sobre Feuerbach (1845);Edição Ridendo Castigar Mores; versão para eBoock: eBoocksBrasil; edição eletrônica: Ed. Ridendo Castigat Mores (www.jahr.org).
MARX,  Karl  & ENGELS,  Friedrich.  L´Idéologie  Allemande.  Trad.  Gilbert  Badia,  Éditions Sociales, Paris: 1968.
MARX, Karl. Para a Crítica da economia Política – Introdução (Parte 3). In: Os Pensadores; tradução de Edgard Malagodi; Vida e Obra (consultoria de José Arthur Giannotti); Abril Cultural, São Paulo: 1978.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Tradução Carlos Alberto de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
NIETSZCHE, G. A Genealogia da Moral uma polêmica; tradução de Paulo César de Souza; São Paulo: Companhia de Bolso (http://lelivros.love/book/genealogia-da-moral-friedrich-nietzsche/).
______________. Obras Incompletas; seleção de textos de Gérard Lebrun; tradução e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho; Posfácio de Antônio Cândido; São Paulo: Nova Cultural, 1999.
BERGSON, Henri. O Pensamento e o Movente (introdução). Tradução Franklin
Leopodo e Silva, Nathanael Caxeiro. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. Tradução Rita Guedes. São Paulo: Nova Cultural, 1987.


[1] Conteúdos Pedagógicos - Formação do Professor de Filosofia.
Os conteúdos que compõem este núcleo visam possibilitar ao aluno, uma consistente formação filosófica, pedagógica, cientifico - cultural e treino da prática docente, bem como, uma articulação entre os conteúdos da formação específica, com os da formação do professor de filosofia.
Os conteúdos pedagógicos visam proporcionar ao aluno conhecimentos sobre as dimensões sociais, psicológicas e culturais dos alunos do ensino básico enquanto sujeitos da aprendizagem, os problemas relativos à aprendizagem, planejamento de atividades de ensino, métodos e técnicas de ensino da filosofia, gestão de classe, avaliação de aprendizagem, legislação educacional referente à educação básica, habilidades e competências relativas ao ensino da filosofia na educação básica. 
As disciplinas do grupo Prática Integrada, por sua vez, se constituirão em articulação dos conteúdos da formação específica que se dão em  variadas formas acadêmicas ao longo do Curso (na pesquisa, no ensino e na extensão), enfatizando o que há de especificamente filosófico na formação do Professor de Filosofia.  A exigência de 400 horas de prática curricular será atendida pelas disciplinas Prática Integrada I, II, III e IV, cada uma delas com 120 horas práticas, totalizando 480 horas-aula. (UFAM\Departamento de Filosofia. PPC Filosofia; Manaus: UFAM, 2012.)





  1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/CRONOGRAMA
ORDEM
DIA/MÊS
CONTEÚDO
Nº DE AULAS
T
P
1
09/08/2018
Apresentação do Plano de Ensino –  Objetivos; metodologia; autores de referência: Nietzsche, Marx e Freud.
02
04
2
16/08/2018
Leitura de Genealogia da Moral, de Nietzsche – Atividades no Laboratório de Ensino
02
04
3
23/08/2018
Leitura de Genealogia da Moral, de Nietzsche – Atividades no Laboratório de Ensino
02
04
4
30/08/2018
Leitura de Genealogia da Moral, de Nietzsche – Atividades no Laboratório de Ensino
02
04
5
13/09/2018
Leitura de Genealogia da Moral, de Nietzsche – Atividades no Laboratório de Ensino
02
04
6
21/09/2018
Exercício Escolar – Avaliação Parcial. 
02
04
7
27/09/2018
Leitura de Teses sobre Feuerbach,   de Marx
02
04
8
04/10/2018
Leitura de Teses sobre Feuerbach, de Marx
02
04
9
11/10/2018
Leitura de Teses sobre Feuerbach, de Marx
02
04
10
18/10/2018
Leitura de Teses sobre Feuerbach, de Marx
02
04
11
25/10/2018
Exercício Escolar – Avaliação Parcial.
02
04
12
01/11/2018
Leitura de O Futuro de uma Ilusão, de Freud.
02
04
13
08/11/2018
Leitura de O Futuro de uma Ilusão, de Freud.
02
04
14
22/11/2018
Leitura de O Futuro de uma Ilusão, de Freud.
02
04
15
29/11/2018
Exercício Escolar – Avaliação Parcial.
02
04

06/12/2018
Prova Final







  1. METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Serão feitas leituras de textos clássicos de filosofia a partir dos quais serão desenvolvidas as oficinas de prática de ensino, pesquisa e extensão.
  1. MÉTODOS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO
Serão aplicados exercícios escolares parciais. A Prova final será aplicada em conformidade com que as normas da UFAM dispõem sobre o regime didático (Resolução 023\2017\CONSEPE).


Comentários

  1. Bom Dia, Amigos! Disponibilizo acima o Plano de Ensino de nossa disciplina. Ele deverá servir como um fio condutor de nossas atividades, mas também deveremos aplicar a ele as alterações que se fizerem necessárias para facilitar o alcance de nossos objetivos de aprendizagem.

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