Plano de Ensino
PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA
1.
IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
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CURSO: IH14
– Filosofia/Licenciatura
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SEMESTRE: 2º.
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ANO: 2018
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Bloco 2 – Sala 7
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Quinta-feira
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14H00 às 20H00
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DISCIPLINA: Prática
Integrada IV
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SIGLA: IHF063
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CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 horas
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CRÉDITOS: 04
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TEÓRICA: 60
horas
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PRÁTICA: 00
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PRÉ-REQUISITO: IHH313
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PROFESSOR: Nelson
Matos de Noronha
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EMENTA[1]
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Oficina
de História da Filosofia Contemporânea. Disciplina de caráter eminentemente
laboratorial, capaz de articular ensino, pesquisa e extensão, cujo universo
temático recai sobre os principais problemas filosóficos da Filosofia
Contemporânea.
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OBJETIVOS
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Destacar os principais problemas da História
da Filosofia Contemporânea. A partir desses problemas, os alunos produzirão
artigos e projetos, os quais serão objetos de discussão, na forma de
seminários, entre os participantes da disciplina. Ensejar a relação entre
ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Filosofia Contemporânea.
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BIBLIOGRAFIA
BACHELARD, Gaston. O Novo Espírito Científico.
Tradução Juvenal Hahne
Júnior. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,
2000
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. São
Paulo, Brasiliense, 1989.
BERGSON, Henri. O Pensamento e o Movente
(introdução). Tradução Franklin
Leopodo e Silva, Nathanael Caxeiro. Coleção
Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. São Paulo,
Graal, s/d.
FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas: uma
arqueologia das Ciências Humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FREUD, S.. O Futuro de uma Ilusão; tradução
de Renato Zwick; L&PM POCKET; www.lpm.com.br
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Tradução
Márcia de Sá Cavalcante.
Petrópolis: Vozes, 1989.
HUSSERL, Edmundo. Lógica formal y
lógicatranscendental. Trad. Luis Villoro.
México, UNAM, 1962.
_______________. Ideas I. Trad. De José Gaos. México, FCE,
1985.
_______________. Meditações Cartesianas.
Trad. De Frank de Oliveira. São
|
Paulo, Madras Editora, 2001.
MARX, K. H.. Teses sobre Feuerbach (1845);Edição Ridendo
Castigar Mores; versão para eBoock: eBoocksBrasil; edição eletrônica: Ed.
Ridendo Castigat Mores (www.jahr.org).
MARX, Karl & ENGELS,
Friedrich. L´Idéologie Allemande.
Trad. Gilbert Badia,
Éditions Sociales, Paris: 1968.
MARX, Karl. Para a Crítica da economia Política –
Introdução (Parte 3). In: Os Pensadores; tradução de Edgard Malagodi; Vida e
Obra (consultoria de José Arthur Giannotti); Abril Cultural, São Paulo: 1978.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção.
Tradução Carlos Alberto de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
NIETSZCHE, G. A Genealogia da Moral uma polêmica; tradução
de Paulo César de Souza; São Paulo: Companhia de Bolso (http://lelivros.love/book/genealogia-da-moral-friedrich-nietzsche/).
______________. Obras Incompletas; seleção de textos de
Gérard Lebrun; tradução e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho; Posfácio de
Antônio Cândido; São Paulo: Nova Cultural, 1999.
BERGSON, Henri. O Pensamento e o Movente (introdução).
Tradução Franklin
Leopodo e Silva, Nathanael Caxeiro. Coleção Os Pensadores. São
Paulo: Abril Cultural, 1979.
SARTRE,
Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. Tradução Rita Guedes. São
Paulo: Nova Cultural, 1987.
[1] Conteúdos Pedagógicos - Formação do Professor de Filosofia.
Os conteúdos que compõem este núcleo
visam possibilitar ao aluno, uma consistente formação filosófica, pedagógica,
cientifico - cultural e treino da prática docente, bem como, uma articulação
entre os conteúdos da formação específica, com os da formação do professor de
filosofia.
Os conteúdos pedagógicos visam
proporcionar ao aluno conhecimentos sobre as dimensões sociais, psicológicas e
culturais dos alunos do ensino básico enquanto sujeitos da aprendizagem, os
problemas relativos à aprendizagem, planejamento de atividades de ensino,
métodos e técnicas de ensino da filosofia, gestão de classe, avaliação de
aprendizagem, legislação educacional referente à educação básica, habilidades e
competências relativas ao ensino da filosofia na educação básica.
As disciplinas do grupo Prática
Integrada, por sua vez, se constituirão em articulação dos conteúdos da
formação específica que se dão em
variadas formas acadêmicas ao longo do Curso (na pesquisa, no ensino e
na extensão), enfatizando o que há de especificamente filosófico na formação do
Professor de Filosofia. A exigência de
400 horas de prática curricular será atendida pelas disciplinas Prática
Integrada I, II, III e IV, cada uma delas com 120 horas práticas, totalizando
480 horas-aula. (UFAM\Departamento de Filosofia. PPC Filosofia; Manaus: UFAM,
2012.)
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ORDEM
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DIA/MÊS
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CONTEÚDO
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Nº DE AULAS
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T
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P
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1
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09/08/2018
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Apresentação do Plano de Ensino – Objetivos; metodologia; autores de
referência: Nietzsche, Marx e Freud.
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02
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04
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2
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16/08/2018
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Leitura de Genealogia da Moral, de Nietzsche –
Atividades no Laboratório de Ensino
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02
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04
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3
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23/08/2018
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Leitura de Genealogia da Moral, de Nietzsche –
Atividades no Laboratório de Ensino
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02
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04
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4
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30/08/2018
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Leitura de Genealogia da Moral, de Nietzsche –
Atividades no Laboratório de Ensino
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02
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04
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5
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13/09/2018
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Leitura de Genealogia da Moral, de Nietzsche –
Atividades no Laboratório de Ensino
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02
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04
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6
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21/09/2018
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Exercício Escolar – Avaliação Parcial. –
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02
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04
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7
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27/09/2018
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Leitura de Teses sobre Feuerbach, de
Marx
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02
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04
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8
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04/10/2018
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Leitura de Teses sobre Feuerbach, de Marx
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02
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04
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9
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11/10/2018
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Leitura de Teses sobre Feuerbach, de Marx
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02
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04
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10
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18/10/2018
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Leitura de Teses sobre Feuerbach, de Marx
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02
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04
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11
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25/10/2018
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Exercício Escolar – Avaliação Parcial.
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02
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04
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12
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01/11/2018
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Leitura de O Futuro de uma Ilusão, de Freud.
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02
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04
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13
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08/11/2018
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Leitura de O Futuro de uma Ilusão, de Freud.
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02
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04
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14
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22/11/2018
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Leitura de O Futuro de uma Ilusão, de Freud.
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02
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04
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15
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29/11/2018
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Exercício Escolar – Avaliação Parcial.
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02
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04
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06/12/2018
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Prova Final
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Serão feitas leituras de textos clássicos de filosofia a partir
dos quais serão desenvolvidas as oficinas de prática de ensino, pesquisa e
extensão.
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Serão aplicados exercícios escolares parciais. A Prova final
será aplicada em conformidade com que as normas da UFAM dispõem sobre o
regime didático (Resolução 023\2017\CONSEPE).
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Bom Dia, Amigos! Disponibilizo acima o Plano de Ensino de nossa disciplina. Ele deverá servir como um fio condutor de nossas atividades, mas também deveremos aplicar a ele as alterações que se fizerem necessárias para facilitar o alcance de nossos objetivos de aprendizagem.
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