Brastra
PODER EXECUTIVO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA



PLANO DE AULA

I- INTRODUÇÃO
O presente planejamento tem como objetivo o 3º do ensino médio, onde trabalharemos a obra “Além do Bem e do Mal” do Filosofo Friedrich Nietzsche Wilhelm (1844-1900), no qual utilizaremos a metodologia ativa buscando desenvolver em nossos alunos a prática da leitura, da interpretação de texto e da escrita bem como a reflexão e a criticidade.
Esse planejamento tem a leitura do texto como método principal é primordial para conhecer as ideias do autor e para realizar a atividade planejada, o professor de maneira bem metodológica deve apresentar os conceitos o vocabulário do filosofo que terá naturalmente seu lugar, seu tempo, sua geografia, sua cronologia, isso é necessário para não correremos o risco de deturpar o pensamento do Filosofo, também para ajudar os jovens estudantes uma melhor compreensão do pensamento do autor, para que eles possam inclina-se na leitura do filosofo fora da sala de aula.

II- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
         Professor (a): Thalison Ramon Fernandes Lima
         Disciplina: Filosofia
         Escola: x
         Série: 3°
         Período:
         Turma: x

III- TEMA DA AULA
·                    Um Friedrich Nietzsche contemporâneo.
Trabalharemos o tema em tela a partir do pensamento da pesquisadora Lídia Maria Rodrigo (2008), “o ensino da filosofia precisa fazer sentido na vida dos jovens estudantes”, onde buscaremos estudar um Nietzsche contemporâneo, polemico sim, mas com importância inegável para a sociedade.

IV. OBJETIVOS:

Objetivo geral:

Trabalhar a leitura a interpretação é a criação de texto a partir do estudo da obra “Além do Bem e do Mal”.

Objetivos específicos
1º.  Buscar apresentar um pensamento nietzschiano contemporâneo que faça sentido para os jovens estudantes;
2º. Trabalhar junto ao estudante a criação de sua própria filosofia a partir das problemáticas levantadas pelo autor estudado através da construção de texto.
   
V. METODOLOGIA
Para Pedro Demo (2004), “o ato de aprender pressupõe um processo reconstrutivo que permita o estabelecimento de diferentes tipos de relações entre fatos e objetos, que desencadeie ressignificações e que contribua para a reconstrução do conhecimento e a produção de novos saberes, a partir de uma educação transformadora e significativa que rompa com o marco conceitual da pedagogia tradicional. Conhecimento e aprendizagem são fundamentais para o seu humano exercer a sua autonomia e sua cidadania, com argumentações e ética, para mudar a realidade e a sua vida”.
Compreendendo os grandes desafios que é ensinar filosofia nas escolas públicas, esse planejamento busca relacionar teoria e prática já que o método tradicional tem se mostrado ineficaz e ineficiente em função das exigências da realidade social, da urgência em ampliar o acesso escolar e cultural da classe menos favorecida, trabalharemos a metodologia ativa, com base no Arco de Maguerez, que é uma concepção educativa que estimula processos construtivos de ação-reflexão-ação (FREIRE, 2006), em que o estudante tem uma postura ativa em relação ao seu aprendizado numa situação prática de experiências, por meio de problemas que lhe sejam desafiantes e lhe permitam pesquisar e descobrir soluções aplicáveis à realidade.
PROBLEMAS
Na obra “Além do Bem e do Mal” o filosofo desenvolve uma verdadeira critica, da filosofia, da religião e da moral, são essas criticas que estudaremos, buscando compreende-las a partir de uma visão contemporânea, trazendo-as para o contexto escolar para que sejam interpretadas pelos estudantes do ensino médio.
ESQUEMA DA AULA

Será reservadas 5 aulas para a realização desse planejamento, que será dividida em momentos:
O primeiro momento será a divisão da turma em grupo é o inicio da leitura da obra do filosofo, bem como a explicação que no decorrer da leitura cada grupo terá que encontrar um problema para estudar fora da sala de aula, é preparar com esse problema uma apresentação para compartilhar com os colegas é a elaboração de um trabalho escrito.
No segundo momento será a continuidade da leitura da obra.
O terceiro momento será reservado para os estudantes fazerem as suas pesquisas e sanarem duvidas junto ao professor de como deverão fazer o trabalho expositivo é o trabalho escrito.
No quarto momento os grupos farão suas apresentações a respeito do que estudaram é a entrega do trabalho escrito.
No quinto momento será uma roda de conversa onde todos poderão falar sobre a sua experiência ao estudar o filosofo.

REGRAS DO PLANO DE AULA
·                    Cada grupo terá 15 minutos de apresentação, ou seja, uma aula de 50 minutos será o suficiente para a execução dos trabalhos em grupo. 
·                    Cada grupo terá que usar obrigatoriamente 14 minutos do seu tempo, caso finalize antes será penalizado, (Os recursos didáticos ficarão por conta do grupo).
·                    Será avaliado, o desenvolvimento, domínio e criatividade de cada grupo.
Observação: O quinto momento, será a oportunidade onde todos poderão sanar suas duvidas e fazerem as suas colocações/ contribuições a respeito do filosofo estudado é das apresentações dos colegas.

BIOGRAFIA
BORDENAVE, J.D. ; PEREIRA, A.M. Estratégias de Ensino-Aprendizagem.
28 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
DEMO P. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. Petrópolis:
Vozes, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido (o manuscrito). São Paulo: Editora e
Livraria Instituto Paulo Freire; Universidade Nove de Julho (UNINOVE).
NIETZCHE, FRIEDRICH WILHELM, 1844-1900 Além do bem e do mal: Prelúdio a uma filosofia do futuro/ Friedrich Nietzche; tradução e notas de Renato Zwick; apresentação e cronologia de Marcelo Backes.-Porto Alegre, RS: LSPM,2011.256P.-(LSPM POCKET;v.677)
RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino de filosofia. Campinas: Autores Associados, 2009.

Comentários

  1. Aula bem fundamentada, mas as aulas de Prática IV estávamos trabalhando a obra "Genealogia da Moral" e a proposta da aula foi a obra "Além do Bem e do Mal".
    Foi bem dividido em 5 aulas, porém, para os alunos acredito que ficaria demasiado cansativo passar mais de um mês em apenas um filósofo, em um ano não seria possível ver nem mesmo mais de 8 filósofos, não acredita que ficaria defasado o ensino dessa forma?

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  2. Prezado Thalison,
    O seu Plano de Ensino precisa de uma revisão para sanar erros de gramática e redação.
    Sua proposta de OBJETIVO GERAL não está clara, pois o verbo "trabalhar" tal como você o utiliza não permite ao leitor compreender qual a intenção pedagógica do plano. O termo trata da FINALIDADE, isto é, daquilo que se pretende alcançar e não daquilo que se pretende fazer. Além disso, a palavra "GERAL" diz respeito à amplitude da proposta, que requer uma delimitação para que a meta a ser alcançada seja definida. Como tal objetivo concerne a um conhecimento a ser alcançado ou uma habilidade a ser desenvolvida pelos estudantes, o enunciado deverá explicitar qual será esse conhecimento ou qual será a capacidade a ser desenvolvida pelo estudante.
    Você se refere à INTERPRETAÇÃO e à CRIAÇÃO de textos filosóficos. Parece, portanto, que são tais habilidades que devem constar como metas de aprendizagem. Além disso, tais metas se referem ao domínio de um determinado conteúdo, a saber o livro Além do bem e do mal: Prelúdio a uma filosofia do futuro, de Nietzsche.
    Quanto aos objetivos específicos, é preciso fazer adequações no mesmo sentido acima indicado.
    A intenção de empreender esforços para que o estudante busque no texto filosófico um pensamento que faça sentido para os problemas contemporâneos é pertinente e tem sido uma estratégia bem-sucedida para despertar nos jovens o interesse pela filosofia. Talvez seja necessário sondar quais são as inquietações deles para destacar a presença dessas questões na obra que lhes será apresentada. O segundo objetivo não me parece viável nas condições atuais do ensino médio. Mas vejo com bons olhos a indicação da intenção de estimular os estudantes a terem a coragem de pensar de maneira autônoma.
    Vejo com simpatia a proposição de um PROBLEMA como ponto de partida para a definição de seu plano de trabalho. Porém, entendo que o modo como ele foi apresentado não é adequado ao propósito da filosofia enquanto disciplina do Ensino Médio. Serão necessários ajustes para que o trabalho seja organizado de tal modo que os estudantes sejam sensibilizados, se envolvam intelectualmente com a leitura e se empenhem na realização das demais atividades propostas.
    No que diz respeito ao ESQUEMA DA AULA, senti falta da atuação do Docente. Exposição do Plano de Trabalho é o mínimo necessário para que os estudantes compreendam quais são os comandos a que devem cumprir. Porém, no caso em questão, penso que também se faz necessária uma exposição inicial do docente sobre o conteúdo da aula.
    Sem dúvida, o trabalho dos estudantes é indispensável e deve ser valorizado, como você o faz em sua proposta.

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