PLANO DE AULA - GEICIANE PEREIRA FARIAS
Aluna:
Geiciane Pereira Farias Matrícula
Nº 21651327
Disciplina:
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FILOSOFIA |
Semestre/Ano:
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2°
BIMESTRE
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Série:
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X
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Tempo
de aula:
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50 min
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Professora
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Geiciane
Pereira Farias
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PLANO
DE AULA
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TEMA:
Genealogia
da Moral
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OBJETIVOS
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GERAL
Ao
estudarmos
Nietzsche
notamos seu vasto conhecimento na busca de respostas. A
genealogia da Moral aborda
a condição que o homem deu para o que seria “bem” e “mau”
e o valor que isso pesaria, encontrando respostas e mais
questionamentos. O objetivo, através da moral, é estingar a
curiosidade dos alunos para um debate filosófico, onde o “valor”
de tudo que conhecemos fosse posto como questionamento.
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ESPECÍFICOS
1.
Fornecer
ao aluno conteúdo histórico para conhecimento e produção de
crítica, despertar
a curiosidade a cerca do assunto.
2.
Incentivá-los
expor suas opiniões.
3.
Debater
sobre o assunto colocando situações cotidianas demonstrando
através de exemplos. E
assim, proporcionando a aprendizagem.
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CONTEÚDO
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O
conteúdo será inteiramente pautado nos itens a serem descritos a
seguir.
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DURAÇÃO
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13:30
– 13:35 Apresentação
do tema aos alunos
13:35
– 13:40 Exemplos
que conecta a realidade dos alunos ao tema exposto
13:40
– 13:50 Leitura de trechos selecionados previamente pelo
professor ao longo do texto do livro didático
13:50
– 14:10 Possível debate e explicação do trecho lido
14:10
– 14:20 Abertura
para questões em torno do assunto exposto. Comentário e afins.
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MATERIAL
DIDÁTICO
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1.
PINCEL
2.
LOSA
3.
LIVRO DIDÁTICO
4.
ESQUEMA FEITO NO QUADRO
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METODOLOGIA
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A
metodologia empregada em sala de aula consistirá na explanação
e explicação dos pontos do tema a ser abordado. A
prioridade é saber se o aluno realmente aprendeu pelo menos 15%
da aula,
a demonstração através da discussão e apresentação dos itens
se mostra formidável na compreensão do assunto.
A
aula que será construída com base na oralidade aplica
conceitos-chave a serem passados no quadro para posterior anotação
no caderno dos alunos por eles mesmos que facilitam a memorização.
Será
também feito atividade para
ajudar o aluno na compreensão do conteúdo. Seria feita a base de
brincadeira e linguagens próximas a realidade social dos
estudantes.
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AVALIAÇÃO
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Ao
final da aula, parâmetros como a participação dos alunos, o
levantamento de questões, o feedback
e o debate serão avaliados na recapitulação de aula que
servirão para o aprimoramento da didática e prática de ensino
afim de tornar mais próximo e interessante aos alunos os assuntos
discutidos em sala, de modo que se sintam confortáveis para expor
suas opiniões e dialoguem com os colegas sobre os assuntos que
emergirem em sala de aula. Será
feito seminários para colocar o aluno frente ao assunto e com
isso, abrindo para uma discussão.
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REFERÊNCIAS
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NIETZSCHE,
FRIEDRICH WILHEM,1. Genealogia
da moral: uma polêmica. Tradução,
notas e prefácio de Paulo César de Souza. – São Paulo:
Companhia das Letras. 2009
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Farei uma colocação de correções no objetivo geral no que se refere "bem e mau" no que refere-se ao pensamento Nietzscheano é BOM e MAU. Os objetivos específicos estão de parabéns, pois demostram de fato o que se quer. Acredito que a duração da aula no ensino médio deve esta destacadas em minutos não na hora porque aparece ser mais amarrado. A metodologia e a Avaliação estão bem empregadas, mas cabe algumas observações.
ResponderExcluirPrezada Geiciane,
ResponderExcluirÉ indispensável propor um objetivo de aprendizagem. Você estabeleceu uma meta em termos de percentual, mas isso resultou em um objetivo inespecífico, se é que se pode usar impunemente esse termo.
Alguns ajustes devem ser feitos para aprimorar a proposta.
Bons Estudos.