PLANO DE AULA - GEICIANE PEREIRA FARIAS





 
                      Aluna: Geiciane Pereira Farias Matrícula Nº 21651327
PODER EXECUTIVO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM
PRO- REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO - PROEG
INSTITUTO DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - IFCHS
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA - DFIL


Disciplina:

FILOSOFIA

Semestre/Ano:
2° BIMESTRE
Série:
X
Tempo de aula:
50 min
Professora
Geiciane Pereira Farias

PLANO DE AULA
TEMA: Genealogia da Moral


OBJETIVOS

GERAL

Ao estudarmos Nietzsche notamos seu vasto conhecimento na busca de respostas. A genealogia da Moral aborda a condição que o homem deu para o que seria “bem” e “mau” e o valor que isso pesaria, encontrando respostas e mais questionamentos. O objetivo, através da moral, é estingar a curiosidade dos alunos para um debate filosófico, onde o “valor” de tudo que conhecemos fosse posto como questionamento.

ESPECÍFICOS

1. Fornecer ao aluno conteúdo histórico para conhecimento e produção de crítica, despertar a curiosidade a cerca do assunto.
2. Incentivá-los expor suas opiniões.
3. Debater sobre o assunto colocando situações cotidianas demonstrando através de exemplos. E assim, proporcionando a aprendizagem.


CONTEÚDO

O conteúdo será inteiramente pautado nos itens a serem descritos a seguir.



DURAÇÃO
13:30 – 13:35 Apresentação do tema aos alunos
13:35 – 13:40 Exemplos que conecta a realidade dos alunos ao tema exposto
13:40 – 13:50 Leitura de trechos selecionados previamente pelo professor ao longo do texto do livro didático
13:50 – 14:10 Possível debate e explicação do trecho lido
14:10 – 14:20 Abertura para questões em torno do assunto exposto. Comentário e afins.

MATERIAL DIDÁTICO

1. PINCEL
2. LOSA
3. LIVRO DIDÁTICO
4. ESQUEMA FEITO NO QUADRO


METODOLOGIA

A metodologia empregada em sala de aula consistirá na explanação e explicação dos pontos do tema a ser abordado. A prioridade é saber se o aluno realmente aprendeu pelo menos 15% da aula, a demonstração através da discussão e apresentação dos itens se mostra formidável na compreensão do assunto.
A aula que será construída com base na oralidade aplica conceitos-chave a serem passados no quadro para posterior anotação no caderno dos alunos por eles mesmos que facilitam a memorização. Será também feito atividade para ajudar o aluno na compreensão do conteúdo. Seria feita a base de brincadeira e linguagens próximas a realidade social dos estudantes.



AVALIAÇÃO

Ao final da aula, parâmetros como a participação dos alunos, o levantamento de questões, o feedback e o debate serão avaliados na recapitulação de aula que servirão para o aprimoramento da didática e prática de ensino afim de tornar mais próximo e interessante aos alunos os assuntos discutidos em sala, de modo que se sintam confortáveis para expor suas opiniões e dialoguem com os colegas sobre os assuntos que emergirem em sala de aula. Será feito seminários para colocar o aluno frente ao assunto e com isso, abrindo para uma discussão.


REFERÊNCIAS


NIETZSCHE, FRIEDRICH WILHEM,1. Genealogia da moral: uma polêmica. Tradução, notas e prefácio de Paulo César de Souza. – São Paulo: Companhia das Letras. 2009

Comentários

  1. Farei uma colocação de correções no objetivo geral no que se refere "bem e mau" no que refere-se ao pensamento Nietzscheano é BOM e MAU. Os objetivos específicos estão de parabéns, pois demostram de fato o que se quer. Acredito que a duração da aula no ensino médio deve esta destacadas em minutos não na hora porque aparece ser mais amarrado. A metodologia e a Avaliação estão bem empregadas, mas cabe algumas observações.

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  2. Prezada Geiciane,
    É indispensável propor um objetivo de aprendizagem. Você estabeleceu uma meta em termos de percentual, mas isso resultou em um objetivo inespecífico, se é que se pode usar impunemente esse termo.
    Alguns ajustes devem ser feitos para aprimorar a proposta.
    Bons Estudos.

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