Plano de Aula - Madalena


UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM

PRÁTICA INTEGRADA IV



PLANO DE AULA

CURSO: Ensino Médio
PERÍODO: 2° Ano
ANO: 2018
DISCIPLINA: Filosofia
TURMA: 3

CARGA HORÁRIA TOTAL: 8 Horas

Nº DE AULAS: 8
PROFESSOR (A):  Madalena Ferreira Santana
TURNO: Matutino

1.  TEMA

A Genealogia da Moral no pensamento de Nietzsche e uma Reflexão sobre sua obra.


2.  OBJETIVOS

GERAL:
·         Compreender as noções básicas do pensamento do filósofo alemão, Friedrich Nietzsche, através de sua obra Genealogia da Moral, buscando um conhecimento sistemático para o ensino médio. Em especial, seus princípios fundamentais e aplicando-os em atividades teóricas.


 ESPECÍFICOS:
·         Apresentar a vida e as obras do filósofo Nietzsche
·         Refletir sobre Moral e ética em seu pensamento, através de sua obra “A genealogia da moral” do autor alemão
·         Entender a diferença entre o "bom e ruim" e o "bom e mau".
·         Analisar a origem do bem e do mal em Nietzsche.
·         Conhecer o sentido da correlação entre uma genealogia a cultura e a constituição do sujeito em Nietzsche.

3.    METODOLOGIA
·         Aulas expositivas e interativas:
·          1º momento: apresentar o tema e explicar objetivo geral.
·         2º momento: fazer a introdução do conteúdo, falando sobre o autor e suas obras com ênfase nos conceitos da genealogia, cultura e sujeito em Nietzsche.
·         3° momento: demonstração de  exemplos e exercícios de fixação.
·         4º momento: avaliação parcial.
·         5º momento: Falar sobre a Moral e a ética no pensamento do autor; bom e ruim, bem e mal.
·         No 6°: trabalho em grupo, desenvolvidos em sala de aula, e
·         no 7° e 8° momentos: seminário e prova, nesta ordem.


4.    AVALIAÇÃO
Avaliar continuamente o desenvolvimento individual de cada um, através de observação direta, e também, com a aplicação de exercícios a serem desenvolvidos em grupo, em sala de aula. A participação nas aulas é indispensável para a elaboração dos trabalhos. Contará ainda, com uma prova parcial valendo de zero a oito, um seminário valendo dois pontos e uma prova final valendo de zero a dez.

5.    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I – PRÓLOGO
1.    As hipóteses a cerca da origem da moral
2.    Nós, homens do conhecimento, não nos conhecemos
3.    Meus pensamentos sobre a origem de nossos preconceitos morais

II – PRIMEIRA DISSERTAÇÃO
1.    “Bom e Mau”, “bom e Ruim”
2.    O caráter da sua genealogia da moral
3.    Trata de investigar a origem do conceito e do juízo “bom”.



7.  REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
                                                                
NIETZSCHE,Friedrich Wilhelm. Genealogia da Moral: uma polêmica. Tradução, notas e prefácio Paulo César de Souza. – São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

VATTIMO, G. Introdução a Nietzsche. Trad.: Antônio Guerreiro. Lisboa: Editorial Presença LDA, 1990.





Comentários

  1. Muito legal a ideia, Madalena... São assuntos fundamentais da obra de Nietzsche.. mas pensou em algo para trazer para a realidade deles? Do que esse assunto servirá para eles? Por que é importante aprender e discutir sobre isso?

    ResponderExcluir
  2. Prezada Madalena,
    Li sua proposta com muita simpatia, pois ela está bem organizada e contempla todos os aspectos do planejamento.
    Devo fazer uma observação sobre o tema, pois você elegeu todo o livro de Nietzsche como assunto de suas aulas. Embora essa escolha seja pertinente, penso que ela deve ser retificada mediante a redução de sua amplitude. O que se mostra viável a partir do que você propõe em nos objetivos, na metodologia e no conteúdo de seu Plano.

    ResponderExcluir
  3. Plano elaborado com muita clareza e objetividade, mas fica a desejar com a delimitação da temática e o "exagero" (meu ponto de vista) do tempo para as aulas tendo em vista que 8 aulas corresponderiam a 2 meses um bimestre em apenas um filósofo. A aula deve ser interativa, dialogada e deve chamar atenção.

    ResponderExcluir
  4. Plano de aula bem organizado com propósitos e Objectivos claro e agradável de ser ministrado. Parabéns pela elaboração do plano de aula, Madalena.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de Aula e Slide sobre Karl Marx

Autonomia do Pensamento e Atualidade da Filosofia

AULA - MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA