Plano de Aula - Madalena
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM
PRÁTICA
INTEGRADA IV
PLANO DE AULA
|
||
CURSO: Ensino Médio
|
PERÍODO: 2° Ano
|
ANO: 2018
|
DISCIPLINA: Filosofia
|
TURMA: 3
|
|
CARGA HORÁRIA TOTAL: 8 Horas |
Nº DE AULAS: 8
|
|
PROFESSOR (A): Madalena
Ferreira Santana
|
TURNO: Matutino
|
1. TEMA
|
A Genealogia da Moral no pensamento de Nietzsche e uma
Reflexão sobre sua obra.
|
2. OBJETIVOS
|
GERAL:
·
Compreender as noções básicas do pensamento do filósofo alemão,
Friedrich Nietzsche, através de sua obra Genealogia da Moral, buscando um
conhecimento sistemático para o ensino médio. Em especial, seus princípios
fundamentais e aplicando-os em atividades teóricas.
|
ESPECÍFICOS:
·
Apresentar
a vida e as obras do filósofo Nietzsche
·
Refletir
sobre Moral e ética em seu pensamento, através de sua obra “A genealogia da
moral” do autor alemão
·
Entender
a diferença entre o "bom e ruim" e o "bom e mau".
·
Analisar
a origem do bem e do mal em Nietzsche.
·
Conhecer
o sentido da correlação entre uma genealogia a cultura e a constituição do sujeito
em Nietzsche.
|
3.
METODOLOGIA
|
·
Aulas
expositivas e interativas:
·
1º momento: apresentar o tema e
explicar objetivo geral.
·
2º momento: fazer a introdução do conteúdo,
falando sobre o autor e suas obras com ênfase nos conceitos da genealogia,
cultura e sujeito em Nietzsche.
·
3° momento: demonstração de exemplos e exercícios de fixação.
·
4º momento: avaliação parcial.
·
5º momento: Falar sobre a Moral e a ética no
pensamento do autor; bom e ruim, bem e mal.
·
No 6°: trabalho em grupo, desenvolvidos em
sala de aula, e
·
no 7° e 8° momentos: seminário e prova, nesta
ordem.
|
4.
AVALIAÇÃO
|
Avaliar
continuamente o desenvolvimento individual de cada um, através de observação
direta, e também, com a aplicação de exercícios a serem desenvolvidos em
grupo, em sala de aula. A participação nas aulas é indispensável para a
elaboração dos trabalhos. Contará ainda, com uma prova parcial valendo de zero a oito, um seminário valendo dois pontos
e uma prova final valendo de zero a dez.
|
5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
|
|
I
– PRÓLOGO
1. As hipóteses a cerca da origem da
moral
2. Nós, homens do conhecimento, não nos
conhecemos
3. Meus pensamentos sobre a origem de
nossos preconceitos morais
II
– PRIMEIRA DISSERTAÇÃO
1. “Bom e Mau”, “bom e Ruim”
2. O caráter da sua genealogia da moral
3. Trata de investigar a origem do
conceito e do juízo “bom”.
|
|
|
|
NIETZSCHE,Friedrich
Wilhelm. Genealogia da Moral: uma polêmica. Tradução, notas e prefácio Paulo
César de Souza. – São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
VATTIMO, G. Introdução a Nietzsche.
Trad.: Antônio Guerreiro. Lisboa: Editorial Presença LDA, 1990.
|
Muito legal a ideia, Madalena... São assuntos fundamentais da obra de Nietzsche.. mas pensou em algo para trazer para a realidade deles? Do que esse assunto servirá para eles? Por que é importante aprender e discutir sobre isso?
ResponderExcluirPrezada Madalena,
ResponderExcluirLi sua proposta com muita simpatia, pois ela está bem organizada e contempla todos os aspectos do planejamento.
Devo fazer uma observação sobre o tema, pois você elegeu todo o livro de Nietzsche como assunto de suas aulas. Embora essa escolha seja pertinente, penso que ela deve ser retificada mediante a redução de sua amplitude. O que se mostra viável a partir do que você propõe em nos objetivos, na metodologia e no conteúdo de seu Plano.
Plano elaborado com muita clareza e objetividade, mas fica a desejar com a delimitação da temática e o "exagero" (meu ponto de vista) do tempo para as aulas tendo em vista que 8 aulas corresponderiam a 2 meses um bimestre em apenas um filósofo. A aula deve ser interativa, dialogada e deve chamar atenção.
ResponderExcluirPlano de aula bem organizado com propósitos e Objectivos claro e agradável de ser ministrado. Parabéns pela elaboração do plano de aula, Madalena.
ResponderExcluir