Plano de aula - Moisés Serrão
PLANO DE AULA
tema: a verdade porque existe tais verdade em Nietzsche
ESCOLA
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(Nome fictício) Escola Estadual Brasil República
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DISCIPLINA
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Filosofia
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PROFESSOR (A)
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Moisés Moraes Serrão
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SÉRIE:
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03
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TURMA:
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01
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DATA:
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.............
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Nº DE AULAS
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1
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OBJETIVOS
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GERAL: Criar, textos filosóficos em torno da genealogia da moral do filosofo
Friedrich Nietzsche, buscando sua filosofia como ferramenta de reflexão aos
desafios em torno da moral assim como as ideias do senso comum sendo trazido
como mecanismo interativo aos textos e reflexões na escola.
ESPECIFICOS: Compor, texto com temas associados ao cotidiano dos
alunos com o intuito de trazer a atenção para os textos filosóficos gerando
um relacionamento interpessoal entres os próprios alunos com suas
experiências. Elaborando work-shop filosófico, na sala e no auditório da
escola com os alunos, construindo mecanismos de apresentação e desenvoltura
teatral dos próprios textos elaborados de forma que possamos avaliar e,
proporcionar recursos tecnológicos. etc.
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CONTEÚDO
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Genealogia da Moral, de
Nietzsche, o prólogo e a primeira dissertação.
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METODOLOGIA
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Aula expositiva dialógica; primeiro
momento proporciona uma relação entre professor e aluno no âmbito escola,
para a conversação do assunto abordado e os eventuais discursos em torno da
matéria que mostrara no decorre das exposições dos assuntos, as eventuais
dúvidas dos estudantes sobre os conceitos filosóficos e até suas próprias
experiência como ferramenta de exposição da matérias.
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Debates; segundo momento proporcionara
uma interação dos alunos com o assunto já ministrado, observando cada aluno
(a) como o protagonista da sua tese, que caminhara entorno dos estudantes a
desenvoltura e liberdade de expressão que cada um possui nos limites
respeitável.
· Aula prática: terceiro momento elaborar
pequena construções do texto em sala de aula até se consolidar sua elaboração
por completo no curso das aulas continuadas.
10 minutos da aula expositiva
dialógica
10 minutos da aula em debates
10 minutos da aula prática
10 minutos da aula
lista de frequência e observação ao assunto
40 minutos de aula.
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RECURSOS
MATERIAIS
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Pincel de quadro, apagador, livro da
disciplina
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AVALIAÇÃO
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1ª elaboração do tema filosófico ao critério do
estudante com apoio didático de livros e tecnologias auxiliares assim como
assistência do professor peso 01 /e avaliação continuada sobre seu assunto de forma
dissertativa ou expositiva peso 02 pontuação
10
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NIETZSCHE, F. A Genealogia da Moral; tradução de Mário Ferreira dos
Santos; Petrópolis: Vozes, 2009.
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OBSERVAÇÕES
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Construir textos
filosóficos podem estimular a habilidade dos estudantes a entrar ao universo
dos livros assim como trazer o compromisso a leitura. Por isso as elaborações
dos textos possibilitam aos estudantes autores participarem da construção do
seu próprio mundo literário. A tecnologia e texto são ferramentas que direcionam
a construção dos textos filosóficos na escola. Portanto a constituição
de textos e fichamentos da filosofia de Nietzsche será o objetivo didático pedagógico
na escola.
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Oi, Moisés! Primeiro, eu gostaria de dizer que gostei da aula, achei-a bem provocante, estimulante (pela aula expositiva dialógica e pelo debate), bem organizada (você desenvolveu a aula pensando-a em minutos) e bem transigente (um workshop filosófico é uma ideia tentadora e que mostra sua preocupação com a aprendizagem e aplicação do conhecimento por parte dos alunos). Mas eu também a achei igualmente desafiadora. Eu tenho algumas dúvidas sobre alguns pontos do plano, por exemplo:
ResponderExcluir1) Objetivo geral: Reflexão sobre a genealogia da moral --> reflexão acerca da moral --> reflexão a respeito do espaço-tempo da escola
a. Possível, mas árduo, pois levaria, a meu ver, no mínimo, um semestre.
2) Objetivo específico:
a. “Compor, texto com temas associados ao cotidiano dos alunos com o intuito de trazer a atenção para os textos filosóficos[...]”. Mas isto não seria uma tarefa de leitura, debates ou problematizações durante a parte expositiva da aula, por exemplo?
b. “[...] desenvoltura teatral dos próprios textos [...]”. Um desafio de fato, trazer ao teatro uma reflexão filosófica.
c. “[...]recursos tecnológicos [...]”. Mas e se a escola não tiver tais recursos ou estarem degradados? Qual seria o plano B?
3) Metodologia:
a. “[...] observando cada aluno como protagonista de sua tese [...]”. Mas o que se entende por tese? Eles já sabem escrevê-las?
4) Avaliação:
a. “[...] ao critério do estudante [...]”. Isso não parece ir ao encontro da tese? Se não, então essa elaboração do tema significaria uma redação com abordagem livre e diferente da tese? Se sim, eles já não teriam escrito isso? Seria outra composição?
5) Observações:
a. “Portanto a constituição de textos e fichamentos da filosofia de Nietzsche será o objetivo didático pedagógico na escola”. Como seria a comunicação desse objetivo com o PPP da escola?
Meu amigo eduardo, obrigado pela suas observções ao plano de aula e suas implicações ao cenário da educação. suas observações se torna muito pertinente principalmente na construção do conhecimento na elaboração mais detalhado dos planos de aulas. Vamos as suas dúvidas:
ResponderExcluirsua 1ª observação esta correta enquanto ao tempo reduzido para criar textos filosoficos em nietzsche em uma aula, assim também diria eu os constantes fatores indesejáveis que prejudicam a realização mínima de aula no ensino médio. O objetivo geral: em suma é compreender a genealogia da moral na parte do prólogo e a primeira dissertação, buscando sua filosofia como ferramenta de reflexão, em torno da propria moral e das idéias do senso comum. Na escola séria o local de interações para as reflexões sobre as possívies implicações do entendimento da filosofia de nietzsche ao senso comum e outras.
Sua 2ª observação traz realmente duas possibilidade na realização da aula.
a) Acredito que os estudades no ensino médio constitui um histórico de experiência para elaborar seus temas absorvido do seu próprio mundo ou cotidiando. Por isso o ponto de partida seria deles ou seja de suas leituras de mundo ou cotidiando e experiência empíricas em direção aos livros, debates e exposição da aula. Na parte de trazer a atenção ao texto filosofico seria o momento de auto reflexão do aluno ao livro, debates e exposição da aula para a filosofia de nietzsche.
b) A realização teatro realmente é desafiador porém não deixa de ser um método de interação ao campo filosofico de forma de transversalidade, interdisciplinaridade e transdiciplinaridade em harmonia ao conteúdo filosofico.
c) Nessa observação tenho que destacar sua análise que é de muito aproveito principalmente ao ensino de filosofia com tecnologia. Aos recursos tecnológicos ausêntes nas esolas é de recorrer realmente ao plano B que seria ao célulares ou qualquer outro recurso tecnológicos próprios, não tendo um grande número de alunos com tais recursos volta -se ao método tradicional, comum. Porém hoje sendo quase normal pessoas terém algum recurso eletrônico e tecnologico a aula se realiza-se de forma eminentimente autonoma dos recursos da escola se não houver.
Sua 3ª observação traz um lado mais ciêntifico que requer; método, análise e compreensões didáticos sobre alguma proposição que vai ao oposto à observação empírica do {2.a} porém tenho que reconhecer que foi ocultar essa característica como metodologia ao respoder aos estudantes essas possíveis e outras perguntas igual feitas pelo meu amigo( Eduardor augusto) diz: Mas o que se entende por tese? Eles já sabem escrevê-las? talvez escrevê-las seria uma dificuldade. Porém incluiria na metodologia à explicação como compor uma tese científica, argumentativa ao um texto escrito.
Sua 4ª observação direciona em parte à observção {3.} que foi reconhecida a ausência da explicação do que seria uma tese ciêntifica ao elaborar expressamente a constituição de textos e fichamentos de filosofia, e o critério do aluno enquanto o tema é livre pois volta para o observação {2.a} sobre a explicação do ponto de partida que seria deles ou seja de suas leituras de mundo ou cotidiando e experiência empíricas em direção aos livros, debates e exposição da aula, porém nesse momento do contato com os livros e idéias novas, proporsionando um próprio conflito de ideias e compreensões novos até chegar ao auto reflexão no momento do embate das idéias. Portanto acrédito que o probléma séria com as regras da propria ABNT sobre a elaboração de textos e fichamentos no ensino médio, enquanto a avaliação continuda séria a elaboração de contrução do conhecimento com os outros assuntos novos ou link entre os assuntos.
Sua 5ª observação séria sobre constituição de textos e fichamentos da filosofia de Nietzsche se torna o objetivo didático pedagógico na escola.( erro da minha parte ao digitalizar e escrever escola no lugar de aula) portanto não tem nem uma comunicação do ppp da escola à filosofia de nietzsche.
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