Plano de Aula - Rafaela Simas


Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais – IFCHS

Departamento de Filosofia – DFIL

Prática Integrada IV




Disciplina:
  Filosofia

Semestre/Ano:
 3º Bim

Série:
 3° 01

Tempo de aula:
 4 aulas, 50 min cada

Professor(a):
 Rafaela Martins Simas


 


PLANO DE AULA
TEMA: Genealogia da Moral, de Nietzsche.

 


OBJETIVOS
GERAL:
Destacar e compreender como se da à questão da origem dos sentimentos morais, em suas dissertações como: bom e mau, da culpa, má consciência e coisas afins buscando a capacidade de entendimento da relação entre eles.
ESPECÍFICOS:
a)      Apresentar a Biografia do autor.
b)      Buscar determinar o que Nietzsche acredita ser bom e ser mal.
c)       Promover a sensibilização dos alunos acerca do tema com a utilização de texto.
d)      Fazer com que os alunos explorem a problematização dos valores morais, por meio de suas experiências.
 
 

 


CONTEÚDO
a)      A leitura de trechos do texto de A Genealogia da Moral. Prologo e Primeira Dissertação “Bom e mau” “bom e ruim”
b)      O que é a Moral?
c)       O que é Bom? O que é Mal?

 


METODOLOGIA
a)                 Fazer aulas expositivas e dialogadas;
b)                Leitura de texto;
c)                 Atividades praticas

 

 


AVALIAÇÃO
1)      Participação nas aulas
2)      Formulação de questionamentos por parte dos alunos acerca do texto trabalhado
3)      Prova dissertativa

 

 


REFERÊNCIAS
·         Básica
NIETZSCHE, F. A Genealogia da Moral; tradução de Mário Ferreira dos Santos; Petrópolis: Vozes, 2009.
·         Complementar
RODRIGO, Lidia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Assossiados, 2009.

 

 

Comentários

  1. A aula está bem formulada, mas acredito que 4 aulas para consumar o conteúdo seria demasiado demorado, cansativo (para os alunos) e ocuparia outros conteúdos, pode-se notar que 4 aulas na disciplinas de Filosofia é equivalente a um mês sem contar os percalços que podem acontecer como feriados e demoraria mais de um mês em um "simples" conteúdo. No conteúdo "C" tem "o que é BOM? e o que é MAL?", mas antonino de bom é mau, para que possamos passar com coerência o que o filósofo queria dizer.

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    Respostas
    1. Celso, muito obrigada pelas suas palavras, mas lhe pergunto você acha que em somente uma aula de 50 minutos da tempo para fazer tudo o que se quer em um plano de aula? Lhe respondo que não, pois até os alunos se acalmarem, e o professor conseguir dar uma aula principalmente de Nietzsche, já levou-se muito tempo. Pode até ser que o conteúdo por ter que ser algo mais básico, não muito aprofundado, venha a ser em menos tempo, vamos dizer que em duas aulas, mais tem a questão da minha forma de avaliar os alunos, não necessariamente as quatro aulas seriam eu falando do conteúdo em si, tem a questão dos alunos fazendo seus próprios questionamentos acerca do conteúdo e mais a prova.

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  2. Prezada Rafaela,
    O tema de sua proposta requer um ajuste, pois o livro de Nietzsche deverá ser ver visto como o conteúdo e como o recurso mediador das atividades de ensino-aprendizagem. Também se fazem necessários ajustes nos objetivos para que os mesmos se articulem e formem um todo orgânico. Os objetivos específicos devem ser apresentados como etapas para que seja alcançado o objetivo geral. Este, por sua vez, deve indicar do que os estudantes serão capazes depois de desenvolverem as atividades propostas

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