Plano de Aula - Rafaela Simas
Universidade Federal do Amazonas – UFAM
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e
Sociais – IFCHS
Departamento de Filosofia – DFIL
Prática Integrada IV
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Disciplina:
| Filosofia |
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Semestre/Ano:
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3º Bim |
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Série:
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3° 01 |
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Tempo de aula:
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4 aulas, 50 min cada |
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Professor(a):
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Rafaela Martins Simas |
PLANO DE AULA
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TEMA: Genealogia da Moral, de
Nietzsche.
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OBJETIVOS
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GERAL:
Destacar e compreender como
se da à questão da origem dos sentimentos morais, em suas dissertações como: bom
e mau, da culpa, má consciência e coisas afins buscando a capacidade de
entendimento da relação entre eles.
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ESPECÍFICOS:
a)
Apresentar a Biografia do autor.
b)
Buscar determinar o que Nietzsche acredita ser
bom e ser mal.
c) Promover
a sensibilização dos alunos acerca do tema com a utilização de texto.
d) Fazer
com que os alunos explorem a problematização dos valores morais, por meio de
suas experiências.
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CONTEÚDO
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a)
A leitura de trechos do texto de A Genealogia
da Moral. Prologo e Primeira Dissertação “Bom e mau” “bom e ruim”
b)
O que é a Moral?
c)
O que é Bom? O que é Mal?
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METODOLOGIA
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a)
Fazer aulas expositivas e dialogadas;
b)
Leitura de texto;
c)
Atividades praticas
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AVALIAÇÃO
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1) Participação
nas aulas
2) Formulação
de questionamentos por parte dos alunos acerca do texto trabalhado
3) Prova
dissertativa
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REFERÊNCIAS
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Básica
NIETZSCHE, F. A Genealogia da
Moral; tradução de Mário Ferreira dos Santos; Petrópolis: Vozes, 2009.
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Complementar
RODRIGO, Lidia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para
o ensino médio. Campinas, SP: Autores Assossiados, 2009.
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A aula está bem formulada, mas acredito que 4 aulas para consumar o conteúdo seria demasiado demorado, cansativo (para os alunos) e ocuparia outros conteúdos, pode-se notar que 4 aulas na disciplinas de Filosofia é equivalente a um mês sem contar os percalços que podem acontecer como feriados e demoraria mais de um mês em um "simples" conteúdo. No conteúdo "C" tem "o que é BOM? e o que é MAL?", mas antonino de bom é mau, para que possamos passar com coerência o que o filósofo queria dizer.
ResponderExcluirCelso, muito obrigada pelas suas palavras, mas lhe pergunto você acha que em somente uma aula de 50 minutos da tempo para fazer tudo o que se quer em um plano de aula? Lhe respondo que não, pois até os alunos se acalmarem, e o professor conseguir dar uma aula principalmente de Nietzsche, já levou-se muito tempo. Pode até ser que o conteúdo por ter que ser algo mais básico, não muito aprofundado, venha a ser em menos tempo, vamos dizer que em duas aulas, mais tem a questão da minha forma de avaliar os alunos, não necessariamente as quatro aulas seriam eu falando do conteúdo em si, tem a questão dos alunos fazendo seus próprios questionamentos acerca do conteúdo e mais a prova.
ExcluirPrezada Rafaela,
ResponderExcluirO tema de sua proposta requer um ajuste, pois o livro de Nietzsche deverá ser ver visto como o conteúdo e como o recurso mediador das atividades de ensino-aprendizagem. Também se fazem necessários ajustes nos objetivos para que os mesmos se articulem e formem um todo orgânico. Os objetivos específicos devem ser apresentados como etapas para que seja alcançado o objetivo geral. Este, por sua vez, deve indicar do que os estudantes serão capazes depois de desenvolverem as atividades propostas