Plano de Aula- Vanessa Barros



PODER EXECUTIVO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

Plano de Aula

Disciplina:

Filosofia

Semestre/Ano:
2° Bim/2018
Série:
2° 03
Tempo de aula:
2 aulas, cada 50 min
Professor(a):
Vanessa Maria Nogueira de Barros

TEMA
Genealogia da Moral


OBJETIVOS
GERAL
Discutir alguns itens da obra do Prólogo e da Primeira Dissertação- “Bom e mau”, “bom e ruim” da obra “Genealogia da Moral”, de Friedrich Nietzsche.
ESPECÍFICOS
1-      Apresentar uma breve biografia do autor.
2-      Explorar alguns tópicos da obra “Genealogia da Moral”
3-      Dialogar com os discentes sobre questões extraídas do próprio texto


CONTEÚDO
1-      O que é genealogia da moral?
2-      A concepção do homem pelo próprio homem
3-      Questões acerca de nós mesmo como meros desconhecidos
4-      Sobre a significação do “bom” e sua transformação conceitual
5-      Sobre o desenvolvimento do significado de “bom”


METODOLOGIA

Aula expositiva e dialogada. Estudo Dirigido


AVALIAÇÃO
A avaliação dos alunos será feita de acordo com o desempenho individual deles com trabalho de pesquisa. Será realizada roda de debate e reforçado o conteúdo ministrado, aplicando no final um Quiz com 8 questões objetivas, valendo de 0 a 10 como nota parcial.



REFERÊNCIAS
·         Básica
NIETZSCHE, FRIEDRICH WILHEM,1. Genealogia da moral: uma polêmica. Tradução, notas e prefácio de Paulo César de Souza. – São Paulo: Companhia das Letras. 2009
·         Complementar
FRAZÃO– Dilva- Resumo da Biografia de Friedrich Nietzche-2017-data de acesso em: 17.09.2018.




Comentários

  1. Muito Bom plano de Aula, agora acha que os alunos iriam contribuir na roda de debate? como se dividiria os conteúdos em dois dias? sendo 5 itens! Não acredita que conceito, apurar significação de bom em Nietzsche não deve antes passar por uma sensibilização do que eles entendem por bom?
    Sentir falta da descrição de materiais que serão utilizados na aula. algum método para introduzir Nietzsche.

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  2. Parabéns pela sua elaboração de plano de aula. Que os objetivos didáticos pedagógicos possam se realizar de forma educativa diante o campo da filosofia de Nietzsche tanto nas futuras aulas como nós presentes diálogos com amigos.

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  3. Oi, Vanessa! Tudo bem? Primeiro, eu gostaria de dizer que achei muito interessante a ideia do debate para essa aula. Conversar, dialogar, compartilhar as informações e conhecimento é sempre bom e acho que fica melhor à medida em que são dirigidos para um objetivo. Mas eu tenho algumas perguntas quanto ao procedimento e uma outra quanto à definição:

    1) Objetivo geral:
    a. “Discutir alguns itens da obra do Prólogo e da Primeira Dissertação [...]”. Quais itens?

    2) Conteúdo:
    a. Como você dividiria os 5 tópicos nas duas aulas? Como esses cinco tópicos se comunicariam com o debate? Em que momento da aula ele, o debate, seria organizado e como? (fiquei muito interessado na ideia)

    3) Avaliação:
    a. “A avaliação dos alunos será feita de acordo com o desempenho individual deles com trabalho de pesquisa. Será realizada roda de debate e reforçado o conteúdo ministrado, aplicando no final um Quiz com 8 questões objetivas, valendo de 0 a 10 como nota parcial”. Como seriam esse trabalho de pesquisa e essas oito questões? Você poderia dar algum exemplo?

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  4. Prezada Vanessa,
    As ideias que você propôs são muito interessantes.
    Não se pode dispensar a atuação dos estudantes na elaboração de atividades coletivas.
    Aí se encontra o ponto destacado de sua proposta.
    Bons estudos.

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