Plano de aula
PLANO DE AULA
ESCOLA
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Escola Estadual Professor Roberto dos Santos Vieira
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DISCIPLINA
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Filosofia
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PROFESSORA
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Noemi Soares
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SÉRIE:
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3ª Série
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TURMA:
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02
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DATA:
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21/09
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Nº DE AULAS
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2
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OBJETIVOS
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GERAL: Aula expositiva, interativa de conteúdos
voltados a reflexão do cotidiano dos alunos, através do autor citado,
ressaltando conceitos chaves.
ESPECÍFICOS: Uma breve introdução à biografia do
autor, leitura participativa e comentada, utilizando linguagem coloquial, e
incentivar a participação e exposição da opinião do aluno, para despertar o
interesse em textos filosóficos a partir de tópicos.
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CONTEÚDO
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O significado palavra genealogia e sua
implicação;
Identificar
e dar significado aos termos e conceitos principais da obra;
O que é
moral?
O bem e o
mal;
O
reconhecimento do homem na sociedade, os seus valores morais e éticos.
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METODOLOGIA
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Apresentação
– 5 Minutos
Desenvolvimento
– 15 Minutos
Exemplificação
– 10 Minutos
Debate
e Conclusão – 10 Minutos
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RECURSOS
MATERIAIS
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Lousa
Pincel
Projetor
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AVALIAÇÃO
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Formativa
e somativa.
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REFERÊNCIAS
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NIETZSCHE, Friedrich, Genealogia da Moral. São Paulo: Companhia
das Letras , 1999.
De quem é a culpa do mal? | Nerdologia- <https://www.youtube.com/user/nerdologia>
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OBSERVAÇÕES
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Plano de aula bem elaborado, mas acredito que no que se trata da divisão temática do ensino médio não sei se Nietzsche fica no primeiro, segundo ou terceiro ano. Seria um ponto bem legal para uma discussão, ética e moral é visto no contudoc programático dos três anos, mas falar de juízo de valor (mau e bom) sem ver Kant segundo ano (epistemologia) acredito vem complexo. Levaria várias aulas... E fugiria do conteúdo programático.
ResponderExcluirPrezada Noemi,
ResponderExcluirComeço pelo tema. De fato, pedi a vocês que fizessem uso do livro de Nietzsche Genealogia da Moral uma polêmica. Somente diante do trabalho realizado é que podemos avaliar como os estudantes entenderam nosso pedido. Agora, posso tentar esclarecer e retificar minhas proposições feitas em sala de aula sobre o Plano de Ensino. O livro de Nietzsche pode ser o tema de uma aula ou de uma parte do programa da disciplina para um semestre letivo. Entendo, porém, que não podemos deixar de considerar o fato de que nossa disciplina é direcionada para estudantes do ensino médio. Além disso, o contexto em que ela será ministrada também exige algumas precauções para assegurar que seus objetivos poderão ser alcançados. Neste caso, penso que se faz necessário delimitar o tema de maneira mais restrita: um aspecto específico da ética, como a honestidade, a veracidade, a vontade, a compaixão etc. Tais problemas são abordados no livro do filósofo, nas páginas a que fizemos referência em nossas aulas.
Reitero o que tenho afirmado sobre OBJETIVOS GERAIS e OBJETIVOS ESPECÍFICOS: eles dizem respeito às metas de aprendizagem. Portanto, devem fazer referências ao desenvolvimento das habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos estudantes e ao saber que eles devem se apropriar ao final das atividades desenvolvidas.
Você faz bem em incluir a avaliação em sua proposta, mas não explicitou os instrumentos que serão utilizados.