PODER EXECUTIVO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS- IFCHS
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

Plano de Aula

Disciplina:

Filosofia

Semestre/Ano:
2° Bim/2018
Série:
2° 03
Tempo de aula:
1 aulas, 50 min
Professor(a):
Silmara Catarine Cadena da Costa



PLANO DE AULA
TEMA: GENEALOGIA DA MORAL


BREVE JUSTIFICATIVA

Genealogia da moral, partindo do primeiro capitulo no qual vamos trabalhar a discussão da origem dos sentimentos morais a partir do antagonismo metafisico de duas classes a dos senhores e a dos escravos, no qual ele pretende entender as condições da criação dos juízos morais e a consequência da aplicação desses juízos para o desenvolvimento das sociedades.

OBJETIVOS
GERAL

Ao estudar a primeira parte da obra de Nietzsche, pretendo alcançar o objetivo que faça com que os próprios alunos analisem e explorem os conceitos de “bom e mau” e “bom e ruim” ou qualquer outro valor que reflete em nosso dia a dia.
ESPECÍFICOS

  • A discussão dos sentimentos gerais.
  • Especificar a diferença entre os sentimentos “bom e ruim” “bom e mau”.


DURAÇÃO
07:0007:10 Arrumar a sala
07:1007:25 Explanação breve sobre o tema a ser abordado na aula
07:2507:35 Leitura de trechos selecionados previamente pelo professor ao longo do texto do livro didático
07:35 – 14:50 Possível debate e explicação do trecho lido e espaço para duvidas e curiosidades.



PROCEDIMENTOS DE ENSINO

  • Leitura
  • Pesquisa
  • Atividades práticas


RECURSOS DE ENSINO

  • Livros
  • Projetor
  • Pincel
  • Lousa

AVALIAÇÃO

  • Roda de conversa em sala de aula sobre o assunto explanado, onde serão separados em grupos para mais explanação de ideias e argumentos para o auxilio deles próprios nas próximas avaliações sobre o assunto.
  • Seminário
  • Questões dissertativas


REFERÊNCIAS
LE GOFF, Jacques. Civilizar o corpo. In: LE GOFF, Jacques & TRUONG, Nicolas. Uma história do corpo na Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011, p. 131-152.
NIETZSCHE, FRIEDRICH WILHEM,1. Genealogia da moral: uma polêmica. Tradução, notas e prefácio de Paulo César de Souza. – São Paulo: Companhia das Letras. 2009

Comentários

  1. Prezada Silmara,
    Você está no caminho certo ao propor como objetivo de aprendizagem o desenvolvimento da capacidade dos estudantes de estabelecerem de maneira autônoma as relações entre o texto de Nietzsche e a realidade na qual vivem. Você poderia ter desenvolvido mais essa ideia, explicitando as passagens do texto que pretende explorar e indicando mais detalhadamente as estratégias que pretende utilizar para despertar nos estudantes a vontade de interpretar e discutir esse texto.
    Bons Estudos.

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