Plano de aula- Janilene Andrade Carvalho
Plano de Aula
Disciplina:
|
Filosofia |
Semestre/Ano:
|
2° Bim/2018
|
Série:
|
3° 01
|
Tempo
de aula:
|
2 aulas, cada 45 min
|
Professor(a):
|
Janilene Andrade Carvalho
|
TEMA
|
Genealogia da
Moral
|
OBJETIVOS
|
GERAL
Compreender os conceitos da
obra do Prólogo e da Primeira Dissertação- a partir do “ o valor da compaixão “ e da “moral da
compaixão” da obra “Genealogia da Moral”, de Friedrich Nietzsche.
|
ESPECÍFICOS
1-
Fazer uma introdução a obra Genealogia da
Moral
2-
Lembrar os conceitos do “valor da
compaixão e da moral da compaixão ”
3-
Identificar os diversos sentidos da
palavra “compaixão” na obra “Genealogia da Moral”
4-
Apontar a atividade moral e suas
modalidades na obra
|
CONTEÚDO
|
1- Conceito
sobre a compaixão e a moral da compaixão
2- Sentidos da palavra compaixão
3- Sentidos
da palavra moral
|
METODOLOGIA
|
Aula
expositiva e dialogada. Estudo Dirigido
|
AVALIAÇÃO
|
Aplicar exercício sobre o
conteúdo ministrado, contendo 5 questões, 2 dissertativas e 3 objetivas, cada
questão valendo de o a 2 pontos, tendo peso 01 somando o total de 10 pontos
como nota parcial.
|
REFERÊNCIAS
|
·
Básica
NIETZSCHE, FRIEDRICH WILHEM,1. Genealogia
da moral: uma polêmica. Tradução, notas e prefácio de Paulo César de
Souza. – São Paulo: Companhia das Letras. 2009
·
Complementar
THOMAZZI. Aurea Regina
Guimarães & ASSINELLI Thania Texeira. Prática docente: considerações
sobre planejamento das atividades pedagógicas in:
|
Local, data.
Parabéns pelo plano de aula, achei demasiado comprimido, consigo identificar os elementos básicos necessário para uma boa aula. Mas acredito que maiores detalhamentos como conteúdo facilitaria uma avaliação previa por parte de quem for ministrar... sabendo que é você seria fácil, mas se outra pessoa pedisse o plano haveria lacunas.
ResponderExcluirOBRIGADA, considero este primeiro plano um ensaio, tendo como aprendizado com os colegas em suas exposições de seus planos tive o privilegio de aprender um pouco mais. Tive um certo "medo" de me alongar muito e acabar saindo de um plano de aula e passando para um plano de ensino.
ExcluirPlano Básico e objetivo, poderia haver mais detalhamentos, mas como você mesmo disse: é um ensaio. E com o decorrer deste comentários construtivos, espero que sirva muito para aperfeiçoamento. Todos nós estamos em processo de aprendizagem e construindo novos saberes, mas de qualquer modo o esforço para o melhoramento é primordial. Abração
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirBoa Tarde, Janilene.
ResponderExcluirDe fato, seu Plano é "enxuto". Isso é um mérito. Mas, eu esperava um pouco mais de proximidade como o ambiente da escola do Ensino Médio.
Você fez em bom trabalho.
Nelson