ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DA TERCEIRA AVALIAÇÃO PARCIAL
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DA TERCEIRA AVALIAÇÃO PARCIAL
Chegamos à etapa final de nosso Plano de Ensino. Depois de nos dedicarmos à reflexão sobre as obras de Nietzsche e Marx como subsídios para o Planejamento do Trabalho Pedagógico do Ensino de Filosofia no Ensino Médio, iniciamos nossa preparação para visitarmos o ambiente escolar e entrar em contato com estudantes de uma escola pública de Manaus.
Recebemos do Professor Laerte de Stephano e Aguiar, regente da disciplina Filosofia, no Instituto de Educação do Amazonas, a autorização para que desenvolvamos um atividade com os estudantes das quatro turmas do terceiro ano daquela instituição de ensino público.
Nossa primeira avaliação parcial consistiu na preparação de um Plano de Aula versando sobre os temas desenvolvidos no Prólogo e na Primeira Dissertação do livro Genealogia da Moral, de Friedrich Nietzsche. A segunda avaliação parcial foi definida como a publicação de Apresentações de PowerPoint para uma aula hipotética versando sobre os temas constantes nas Teses sobre Feuerbach, de Karl Marx.
Na terceira avaliação parcial, pretendemos por em prática os conhecimentos e habilidades que desenvolvemos nas duas primeiras etapas de nossa disciplina de Prática Integrada IV. Neste sentido, os licenciandos deverão Planejar uma atividade visando apresentar aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio temas relacionados às obras de Nietzsche, Marx e Freud (Vida, Trabalho, Linguagem). A seguir, sugiro um roteiro para a realização deste Planejamento:
1. Definição do Tema.
2. Definição dos Objetivos (os quais, não devem ser genéricos, mas sim, destinados a provocar a interação com os estudantes – definir um conceito; estabelecer a diferença entre duas ou mais concepções; formular uma lista de prioridades; formular listas de vantagens e desvantagens, etc).
3. Definição de estratégias (Aula expositiva + Debate; Apresentação de Slides + Formulação de Listas + Comentários sobre as listas, etc).
4. Definição dos recursos didáticos (textos, slides, filmes, áudios, cartazes, etc.).
5. Definir tipo de avaliação (participação; questionário, etc).
Os licenciandos deverão se reunir em quatro grupos. Cada Grupo deverá fazer um único Plano de Trabalho, pois cada grupo se relacionará somente com um das turmas. As atividades terão duração de 50 minutos. Terão início exatamente às 14H00.
Por isso, solicito que os licenciandos compareçam às 13H00 do dia 29 de novembro às instalações do Instituto de Educação do Amazonas, situado à Rua Ramos Ferreira, número 875, Centro, a fim de que possamos nos preparar para a distribuição das turmas e nos ambientar com a instituição.
Chegamos à etapa final de nosso Plano de Ensino. Depois de nos dedicarmos à reflexão sobre as obras de Nietzsche e Marx como subsídios para o Planejamento do Trabalho Pedagógico do Ensino de Filosofia no Ensino Médio, iniciamos nossa preparação para visitarmos o ambiente escolar e entrar em contato com estudantes de uma escola pública de Manaus.
Recebemos do Professor Laerte de Stephano e Aguiar, regente da disciplina Filosofia, no Instituto de Educação do Amazonas, a autorização para que desenvolvamos um atividade com os estudantes das quatro turmas do terceiro ano daquela instituição de ensino público.
Nossa primeira avaliação parcial consistiu na preparação de um Plano de Aula versando sobre os temas desenvolvidos no Prólogo e na Primeira Dissertação do livro Genealogia da Moral, de Friedrich Nietzsche. A segunda avaliação parcial foi definida como a publicação de Apresentações de PowerPoint para uma aula hipotética versando sobre os temas constantes nas Teses sobre Feuerbach, de Karl Marx.
Na terceira avaliação parcial, pretendemos por em prática os conhecimentos e habilidades que desenvolvemos nas duas primeiras etapas de nossa disciplina de Prática Integrada IV. Neste sentido, os licenciandos deverão Planejar uma atividade visando apresentar aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio temas relacionados às obras de Nietzsche, Marx e Freud (Vida, Trabalho, Linguagem). A seguir, sugiro um roteiro para a realização deste Planejamento:
1. Definição do Tema.
2. Definição dos Objetivos (os quais, não devem ser genéricos, mas sim, destinados a provocar a interação com os estudantes – definir um conceito; estabelecer a diferença entre duas ou mais concepções; formular uma lista de prioridades; formular listas de vantagens e desvantagens, etc).
3. Definição de estratégias (Aula expositiva + Debate; Apresentação de Slides + Formulação de Listas + Comentários sobre as listas, etc).
4. Definição dos recursos didáticos (textos, slides, filmes, áudios, cartazes, etc.).
5. Definir tipo de avaliação (participação; questionário, etc).
Os licenciandos deverão se reunir em quatro grupos. Cada Grupo deverá fazer um único Plano de Trabalho, pois cada grupo se relacionará somente com um das turmas. As atividades terão duração de 50 minutos. Terão início exatamente às 14H00.
Por isso, solicito que os licenciandos compareçam às 13H00 do dia 29 de novembro às instalações do Instituto de Educação do Amazonas, situado à Rua Ramos Ferreira, número 875, Centro, a fim de que possamos nos preparar para a distribuição das turmas e nos ambientar com a instituição.
Obrigado professor pela elaboração do texto direcionado nós académicos de filosofia da Universidade Federal do Amazonas a participar dessa integração de ensino. Sua dedicação está sendo muito inspiradora, parabéns professor.
ResponderExcluirÉ muito importante esse contato com a sala de aula durante a graduação. Obrigada pelas orientações, professor!
ResponderExcluirObrigada professor pelas orientações para um seminário mais proveitoso para ambas as partes, nos esforçaremos para que as apresentações sejam enriquecedoras em todos os sentidos.
ResponderExcluirObrigada pelas orientações professor, foi muito proveitoso esse período, vários aprendizados.
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