Plano de Aula seguido de Slide











Plano de Aula e Slide sobre as Teses de Feuerbach
I.               Data: 15/08/2018
II. Dados de Identificação:
Escola: ***
Professor (a): Vanessa Maria Nogueira de Barros
Disciplina: Filosofia
Série: ***
Turma: ***


III. Tema:
- Teses sobre Feuerbach- Karl Marx
- Estudo sobre a Tese V de Feuerbach

IV. Objetivos:
Objetivo geral: Garantir a interação de todos envolvidos para debater sobre a tese V na busca de compreender o pensamento do autor. Associando com outra tese que complementa a tese V e dando exemplos do cotidiano dos alunados para captura do conteúdo
Objetivos específicos:
  • Associar tese V com a tese 1, dialogada
  • Revisar a tese V de modo explicativo
  • Ilustar o significado sobre- Pensamento Abstrato
  • Dar um exemplo de - Percepção Sensível
  • Concluir a tese e recomendar leitura da tese 1
V. Conteúdo:
  • Breve biografia de Karl Marx
  • Breve biografia de Feuerbach
  • Leitura da Tese V
  • O que é Pensamento Abstrato?
  • O que é Percepção Sensível
  • Conclusão formada da tese V

VI. Desenvolvimento do tema:
O Tema será desenvolvido com um estudo básico, onde o primeiro momento é saber quem é Karl Marx e Feuerbach, logo adiante extrair as palavras que ainda não está presente no cotidiano dos alunos, a partir deste momento já estará estudando a tese de forma fragmentada, para entender o todo partiremos das pequenas partes, adiante será feito a leitura da tese I que serve como resposta para tese V, sobre o que o filósofo quis se referir nesta tese, buscando sempre extrair a perspectiva dos envolvidos em sala.

VII. Recursos didáticos: Notebook,retro-projetor, pincel, quadro

VIII. Avaliação: Resposta ás pergunta sobre pensamento abstrato e percepção sensível
Discussão sobre a tese explanada
Trabalho em forma de resumo comentado sobre a aula ministrada
- critérios para correção das atividades: Peso 01 valendo de 0 a 5 pontos cada atividade

XIX. Bibliografia: CALLEGARO, Ronaldo, Artigo; Reflexões sobre a Educação no Pensamento de Hannah Arendt, Link: https://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/FILOGENESE/Ronaldo_Callegaro(88-100).pdf.
Freire, Paulo, Cap 2.- Ensinar não é transferir conhecimento. Livro: Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa/Paulo Freire.- São Paulo: Paz e Terra, 1996-(Coleção Leitura)




Comentários

  1. Gostei dos slides, essa forma de linguagem prende os alunos e como consequência arrasta para campo da discussão sobre o assunto. Muito criativo, Vanessa.

    ResponderExcluir
  2. Adorei os memes, os alunos também se identificam, muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Que aula bem animada será tua vanessa pois ficou bem atraente os slides. Por isso Parabéns pela elaboração dos slides e o plano de aula.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de Aula e Slide sobre Karl Marx

Autonomia do Pensamento e Atualidade da Filosofia

AULA - MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA