TESE VI - OS HOMENS REAIS E A HISTÓRIA
PLANEJAMENTO DE
ENSINO
ESCOLA
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Escola Estadual Ruy Araújo
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DISCIPLINA
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Filosofia
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PROFESSOR (A)
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Alexandra
Siqueira Féo
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SÉRIE/ANO
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3° 3
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ANO LETIVO
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2018/2
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UNIDADES/
CAPÍTULOS
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5
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TEMA
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Fundamentos
de Filosofia
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PERIODO
DE REALIZAÇÃO
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06 de agosto a 17 de dezembro
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Nº DE AULAS
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20
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EMENTA
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PRÉ-REQUISITO
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MARCO
REFERENCIAL DA DISCIPLINA
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
(Pesquisa
no PCN da disciplina)
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A disciplina de Filosofia
da Escola Estadual Ruy Araújo deverá possibilitar uma aprendizagem de caráter
formativo, instrumental e cientifico que revele as seguintes habilidades e
competências:
·
Capacitação para um modo especificamente filosófico
de formular e propor
soluções a
problemas, nos diversos campos do conhecimento;
·
Capacidade de desenvolver uma consciência crítica
sobre conhecimento, razão e realidade sócio-histórico-política;
·
Capacidade para análise, interpretação e comentário
de textos teóricos, segundo os mais rigorosos procedimentos de técnica
hermenêutica;
·
Compreensão da importância das questões acerca do
sentido e da significação da própria existência e das produções culturais;
·
Percepção da integração necessária entre a Filosofia
e a produção científica,
artística, bem como com o agir pessoal e político;
·
Capacidade de relacionar o exercício da crítica
filosófica com a promoção
integral da cidadania e com o respeito à pessoa,
dentro da tradição de defesa dos direitos humanos.
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CONTEXTUALIZAÇÃO DA DISCIPLINA
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MARCO OPERACIONAL DA DISCIPLINA
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OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA
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Compreender as noções de política e sociedade civil contemporânea,
introduzir e analisar os principais fundamentos da história da filosofia
política a partir do século XIX.
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA
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Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os
fundamentos da cidadania, liberdade, soberania, ética e da democracia,
favorecendo uma atuação consciente crítico filosófico do indivíduo na
sociedade. Atentar para a importância das visões políticas e sociais no
sentido de orientarem a compreensão sobre os fenômenos humanos e sociais e as
decisões a serem tomadas no campo da política.
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METODOLOGIA
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Na disciplina de Filosofia as práticas metodológicas selecionadas têm a intencionalidade educativa de
despertar nos discentes a autonomia da aprendizagem, a qual contribui para
desenvolver as habilidades e competências nos pilares da educação como o aprender
a aprender, aprender fazer, aprender a ser e aprender a conviver.
• Aulas
expositivas e dialogadas
•
Atividades de leitura individual e em grupo
•
Pesquisas individuais e em grupo
• Debates
• Exposição
de fotos, vídeos e slides
Essas metodologias possibilitam
dinamizar os processos avaliativos, valorizando a articulação da avaliação
diagnostica, formativa e somativa, proporcionando ao aluno o devido feedback
de sua aprendizagem e tornando-o protagonista de sua formação.
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RECURSOS
MATERIAIS
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Livro didático
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Data Show
·
Textos
·
Caixa amplificada
·
Notebook
·
Vídeos, filmes
·
Documentários
·
Quadro
branco
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
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UNIDADE I – Empirismo e Iluminismo
Empirismo britânico – O conhecimento parte da
experiência
Processo de conhecer
Thomas Hobbes
John Locke
David Hume
UNIDADE II - Iluminismo – A razão em busca de liberdade
Características do Iluminismo
Jean-Jacques Rousseau
Immanuel Kant
UNIDADE III – Pensamento do século XIX
Século XIX – Expansão do capitalismo e os novos ideais
Progresso versus desumanização
Romantismo
Positivismo
UNIDADE IV – Friedrich Hegel
Idealismo alemão
Racionalidade do real
Movimento dialético
Saber absoluto
Filosofia e história
UNIDADE V – Karl Marx – O materialismo dialético e histórico
Crítica ao idealismo hegeliano
Materialismo histórico
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AVALIAÇÃO
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As
avaliações dos alunos deverão basear-se nas competências, habilidades, conteúdos
curriculares e metodologias desenvolvidos, tendo como referência os
Parâmetros Curriculares Nacional. (PCN)
·
Participação nas atividades internas da sala de aula
e nas atividades extracurriculares da escola
·
Avaliação diária, nos quesitos: desenvolvimento,
comportamento, ética, moral, respeito e solidariedade
·
Avaliações escritas
·
Provas e trabalhos bimestrais
·
Trabalhos escritos, individuais e coletivos
·
Apresentação de seminários/debates
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REFERÊNCIAS BÁSICAS
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COTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna. Fundamentos da filosofia. 2° ed. -
São Paulo: Saraiva, 2013.
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES
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Nagel, Thomas. Uma breve introdução à filosofia. 3° ed. – São Paulo:
Editora WMF Martins Fontes, 2011.
Bittar, Eduardo C. B. Curso de filosofia política. 4° ed. – São Paulo:
Atlas, 2011.
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FONTES DA INTERNET
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DOCUMENTAÇÃO OFICIAL
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REFERÊNCIAS DO PORTAL DA CAPES
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www.periodicos.capes.gov.br
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PLANO DE AULA
ESCOLA
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Escola Estadual Ruy Araújo
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DISCIPLINA
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Filosofia
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PROFESSOR (A)
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Alexandra
Siqueira Féo
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SÉRIE/ANO
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3°3
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ANO LETIVO
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2018/2
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DATA
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05/12/19 de novembro
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Nº DE AULAS
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03
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OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA
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Compreender a abordagem marxista
sobre o Materialismo Histórico na filosofia política.
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA
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Compreender o marxismo como
tradição do pensamento assentado no princípio do conflito e da historicidade.
Apreender o método de exposição, os conceitos e as categorias da abordagem
marxiana como instrumentos de ánalise da realidade em seu processo de mudança
sócio-política.
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Capitalismo
·
Proletariado
·
Luta de Classes
·
Revolução/Mudança Radical
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METODOLOGIA
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Aulas expositivas e dialogadas
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AVALIAÇÃO
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Trarei um texto reflexivo e de acompanhamento
da aula para um questionamento e para uma melhor compreensão pessoal do aluno
(a), sobre o conteúdo apresentado. Atividade de pesquisa em grupo.
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CONTEÚDOS
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Materialismo Histórico
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REFERÊNCIAS
BÁSICAS
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COTRIM, Gilberto;
FERNANDES, Mirna. Fundamentos da filosofia. 2° ed. - São Paulo:
Saraiva, 2013.
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES
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NAGEL, Thomas. Uma breve introdução à filosofia. 3° ed. – São Paulo:
Editora WMF Martins Fontes, 2011.
BITTAR, Eduardo C. B. Curso de filosofia política. 4° ed. – São Paulo:
Atlas, 2011.
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muito boas as observações, pois o conteúdo realmente pode ser longo, os slides bem práticos, bom trabalho!
ResponderExcluirMuito bom sua propsota de aula alexandra com o intuito de apreender os conceitos e as categorias da abordagem de Karl marx. Parabéns pelos os slides e o plano de ensino e o plano de aula bem elaborado .
ResponderExcluirMuito Bom! Parabéns, Alexandra.
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