TESE VI - OS HOMENS REAIS E A HISTÓRIA


















PLANEJAMENTO DE ENSINO

ESCOLA
Escola Estadual Ruy Araújo
DISCIPLINA
Filosofia
PROFESSOR (A)
 Alexandra Siqueira Féo
SÉRIE/ANO
3° 3
ANO LETIVO
2018/2
UNIDADES/
CAPÍTULOS
5
TEMA
Fundamentos de Filosofia
PERIODO DE REALIZAÇÃO
06 de agosto a 17 de dezembro
Nº DE AULAS
20
EMENTA







PRÉ-REQUISITO

MARCO REFERENCIAL DA DISCIPLINA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
(Pesquisa no PCN da disciplina)
A disciplina de Filosofia da Escola Estadual Ruy Araújo deverá possibilitar uma aprendizagem de caráter formativo, instrumental e cientifico que revele as seguintes habilidades e competências:





·         Capacitação para um modo especificamente filosófico de formular e propor
 soluções a problemas, nos diversos campos do conhecimento;
·         Capacidade de desenvolver uma consciência crítica sobre conhecimento, razão e realidade sócio-histórico-política;
·         Capacidade para análise, interpretação e comentário de textos teóricos, segundo os mais rigorosos procedimentos de técnica hermenêutica;
·         Compreensão da importância das questões acerca do sentido e da significação da própria existência e das produções culturais;
·         Percepção da integração necessária entre a Filosofia e a produção científica,
artística, bem como com o agir pessoal e político;
·         Capacidade de relacionar o exercício da crítica filosófica com a promoção
integral da cidadania e com o respeito à pessoa, dentro da tradição de defesa dos direitos humanos.





CONTEXTUALIZAÇÃO DA DISCIPLINA





MARCO OPERACIONAL DA DISCIPLINA
OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA


Compreender as noções de política e sociedade civil contemporânea, introduzir e analisar os principais fundamentos da história da filosofia política a partir do século XIX.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA

Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania, liberdade, soberania, ética e da democracia, favorecendo uma atuação consciente crítico filosófico do indivíduo na sociedade. Atentar para a importância das visões políticas e sociais no sentido de orientarem a compreensão sobre os fenômenos humanos e sociais e as decisões a serem tomadas no campo da política.

METODOLOGIA
Na disciplina de Filosofia as práticas metodológicas selecionadas têm a intencionalidade educativa de despertar nos discentes a autonomia da aprendizagem, a qual contribui para desenvolver as habilidades e competências nos pilares da educação como o aprender a aprender, aprender fazer, aprender a ser e aprender a conviver.

• Aulas expositivas e dialogadas
• Atividades de leitura individual e em grupo
• Pesquisas individuais e em grupo
• Debates
• Exposição de fotos, vídeos e slides
Essas metodologias possibilitam dinamizar os processos avaliativos, valorizando a articulação da avaliação diagnostica, formativa e somativa, proporcionando ao aluno o devido feedback de sua aprendizagem e tornando-o protagonista de sua formação.
RECURSOS
MATERIAIS

·         Livro didático
·         Data Show
·         Textos
·         Caixa amplificada
·         Notebook
·         Vídeos, filmes
·         Documentários
·         Quadro branco

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE I – Empirismo e Iluminismo

Empirismo britânico – O conhecimento parte da experiência
Processo de conhecer
Thomas Hobbes
John Locke
David Hume

UNIDADE II - Iluminismo – A razão em busca de liberdade

Características do Iluminismo
Jean-Jacques Rousseau
Immanuel Kant

UNIDADE III – Pensamento do século XIX
Século XIX – Expansão do capitalismo e os novos ideais

Progresso versus desumanização
Romantismo
Positivismo

UNIDADE IV – Friedrich Hegel

Idealismo alemão
Racionalidade do real
Movimento dialético
Saber absoluto
Filosofia e história

UNIDADE V – Karl Marx – O materialismo dialético e histórico

Crítica ao idealismo hegeliano
Materialismo histórico

AVALIAÇÃO
As avaliações dos alunos deverão basear-se nas competências, habilidades, conteúdos curriculares e metodologias desenvolvidos, tendo como referência os Parâmetros Curriculares Nacional. (PCN)




·         Participação nas atividades internas da sala de aula e nas atividades extracurriculares da escola
·         Avaliação diária, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, ética, moral, respeito e solidariedade
·         Avaliações escritas
·         Provas e trabalhos bimestrais
·         Trabalhos escritos, individuais e coletivos
·         Apresentação de seminários/debates

REFERÊNCIAS BÁSICAS

COTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna. Fundamentos da filosofia. 2° ed. - São Paulo: Saraiva, 2013.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

Nagel, Thomas. Uma breve introdução à filosofia. 3° ed. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

Bittar, Eduardo C. B. Curso de filosofia política. 4° ed. – São Paulo: Atlas, 2011.

FONTES DA INTERNET



DOCUMENTAÇÃO OFICIAL

REFERÊNCIAS DO PORTAL DA CAPES
www.periodicos.capes.gov.br



PLANO DE AULA

ESCOLA
Escola Estadual Ruy Araújo
DISCIPLINA
Filosofia
PROFESSOR (A)
 Alexandra Siqueira Féo
SÉRIE/ANO
3°3
ANO LETIVO
2018/2
DATA
05/12/19 de novembro
Nº DE AULAS
03

OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA

Compreender a abordagem marxista sobre o Materialismo Histórico na filosofia política.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA

Compreender o marxismo como tradição do pensamento assentado no princípio do conflito e da historicidade. Apreender o método de exposição, os conceitos e as categorias da abordagem marxiana como instrumentos de ánalise da realidade em seu processo de mudança sócio-política.
·         Capitalismo
·         Proletariado
·         Luta de Classes
·         Revolução/Mudança Radical

METODOLOGIA

Aulas expositivas e dialogadas

AVALIAÇÃO

Trarei um texto reflexivo e de acompanhamento da aula para um questionamento e para uma melhor compreensão pessoal do aluno (a), sobre o conteúdo apresentado. Atividade de pesquisa em grupo.


       CONTEÚDOS


Materialismo Histórico

      REFERÊNCIAS   
       BÁSICAS

COTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna. Fundamentos da filosofia. 2° ed. - São Paulo: Saraiva, 2013.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

NAGEL, Thomas. Uma breve introdução à filosofia. 3° ed. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

BITTAR, Eduardo C. B. Curso de filosofia política. 4° ed. – São Paulo: Atlas, 2011.





Meus caros colegas de curso e professor Nelson, só uma pequena apresentação do que seria esta aula sobre a tese VI de Marx. Antes de chegar a esta aula, o meu propósito inicial é trabalhar desde o início do semestre filosofia política com os alunos do 3º ano até finalmente trabalhar algo mais específico como Marx, por esse motivo apresento o plano de ensino e de aula. Acredito ser interessante ressaltar o que foi a história pela história, a história da filosofia política e assim a história dos homens fazendo esse trajeto até chegarmos á Marx, a compreensão dessa trajetória dará aos alunos (essa é a intenção rs) o próprio entendimento de sua história em relação aos acontecimentos do mundo e vice e versa. Grata.

Comentários

  1. muito boas as observações, pois o conteúdo realmente pode ser longo, os slides bem práticos, bom trabalho!

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  2. Muito bom sua propsota de aula alexandra com o intuito de apreender os conceitos e as categorias da abordagem de Karl marx. Parabéns pelos os slides e o plano de ensino e o plano de aula bem elaborado .

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