Brastra
PODER EXECUTIVO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE FILOSOFIA CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS




 Tema: Desigualdade Social
O presente trabalho será desenvolvido à luz do pensamento de Karl Marxr, onde buscaremos compreender os conceitos de classes tendo como objetivo Desenvolver o espírito crítico dos estudantes e sua capacidade de observação da Sociedade; desenvolver a habilidades de leitura, produção de texto contínuo, bem como leva-los a compreender que as desigualdades sociais não são naturais.
Metodologia
Desenvolveremos a presente aula usando a metodologia ativa, AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO, dessa forma seguiremos o seguinte roteiro de atividades;
O professor de forma bem clara e objetiva deverá apresentar aos estudantes o conceito de ideologia segundo Karl Marx, com isso levando-os a pensar, refletir sobre uma parte do seu cotidiano, após a explanação do conceito de ideologia o professor deve apresentar para os alunos a música "O Meu Guri" de Chico Buarque, vale lembrar que o professor precisa fazer esforço para fazer com que os estudantes consigam pensar em suas vidas, o desejo da ascensão social, a falta de oportunidades, os problemas sociais, a desigualdade social, a falta de intervenção do Estado. Enfim, o professor poderá remeter ao que foi aprendido até o momento ilustrando com a música "O meu guri". Dessa forma os estudantes devem responder as seguintes questões:
1 - Quais os principais problemas relacionados à desigualdade social em seu bairro?
2 - Como são tratados esses problemas? (segurança, educação, saúde, moradia, transporte, emprego).
3 - Em comparação aos problemas de antigamente e aos atuais, o que mudou? Cite exemplos.
4 - O que você acha que pode ser feito para amenizar essa desigualdade.
Atividade
Baseado nos três momentos da aula, o estudo sobre o conceito da ideologia a analise na musica “o meu guri” e o relação das duais primeiras coisas com a realidade dos estudantes através das respostas das questões, respeitando os nossos objetivos, o professor solicitará aos alunos que escrevam uma carta ao prefeito apontando os problemas sociais de seu bairro de seu cotidiano, tendo como base a carta de Rubens Alves “Carta ao Prefeito” e para finalizar alguns alunos serão escolhidos para compartilharem com os colegas a sua produção textual.
 Considerações Finais
O objetivo desse plano é convidar o aluno a refletir sobre as desigualdades sociais presentes no cotidiano. Enquanto houver classes sociais, significa que existirá a desigualdade e que esta é construída socialmente. É importante refletir sobre a falta de oportunidades e a responsabilidade que o indivíduo carrega durante a vida pelas suas conquistas e fracassos.


Referencia:

MARTINELLI, Delaine Marcia. O Meu Guri: Um recorte Semiótico da Canção, Revista Interletras. Centro Universitário da Grande Dourados, MS, 2009. Disponível em: http://www.unigran.br/revistas/interletras/ed_anteriores/n8/artigos/artigo05.pdf. Acesso em 29 out. 2012.

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich (1996). A ideologia alemã (Feuerbach). 10. ed. São Paulo, Hucitec.


























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