Slides e Plano de Aula: Iran Bayma de Melo
![]() |
ESTADO
DO AMAZONAS
ESCOLA
ESTADUAL
“PROFESSORA
MARIA S. SILVA”
|
![]() |
Plano de Aula
Disciplina:
|
Ensino de
Filosofia
|
Semestre/Ano:
|
2º semestre/2018
|
Curso / Série:
|
3º Ano
|
Tempo de aula:
|
(02 dias/aula) 40 min.cada
|
Professor:
|
Iran Bayma de Melo
|
TEMA:
|
|
Marx e o Papel da Filosofia no Mundo (As Onze Teses sobre Feuerbach)
|
|
OBJETIVOS:
|
|
GERAL:
Analisar as críticas de Karl Heinrich Marx
(1818-1883) contidas em sua obra em parceria com Engels “A IDEOLOGIA ALEMÔ contemplando
as 11 Teses de Feuerbarch.
|
|
ESPECÍFICOS:
Definir os principais pontos das teses
apresentadas com destaque para os conceitos filosóficos e sociológicos
revelados na obra, e o ponto de
mudança do enfoque do papel da filosofia como ação transformadora.
|
|
CONTEÚDO:
1 .
Biografia de Karl Heinrich Marx
2.
O pensamento de Marx
(principais pontos)
3.
Crítica à ideologia alemã –
Bauer, Stiner e Feuerbarch (As Onze
Teses de Marx Sobre Feuerbach)
3.1.
A mudança de paradigma (da
teoria para a práxis)
3.2.
Tese I e XI
3.3.
Teses II, III, IV,V, VI, VII,
VIII, IX e IX]
4.
Síntese do pensamento crítico de Marx, revelada em seus principais
conceitos:
a)
Ideologia
b)
Produção
c)
Proletariado
d)
Força produtiva
e)
Relações de produção
f)
Divisão do trabalho
|
|
METODOLOGIA:
|
Uso de pincel e quadro; apresentação de slides
(2º dia); 15 minutos para introdução do tema; dinâmica dialógica com alunos e
formação de grupos de diálogo a partir de produção textual.
|
AVALIAÇÃO:
|
Produção de textos individuais, valendo nota de 0
a 10
|
REFERÊNCIAS:
|
· Básica:
MARX, Karl “As Onze
Teses de Marx Sobre Feuerbach” (Texto em formato pdf, extraído da internet: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/feuerbach.pdf)
· Complementar:
RODRIGO, Lídia Maria
“Filosofia e sala de aula: teoria e prática para o ensino médio” – Campinas,
SP: Autores Associados, 2009 (Coleção formação de professores)
|
Obrigado!
ResponderExcluir