Resultado de imagem para prisão
ESTADO COMUNISTA  DO AMAZONAS
ESCOLA ESTADUAL
PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO

 Plano de Aula

Disciplina:

Ensino de Filosofia

Semestre/Ano:
2º semestre/2018
Curso / Série:
3º Ano
Tempo de aula:
50 min.
Professor:
Iran Bayma de Melo

TEMA
A moral no pensamento de Nietzsche (Friedrich Wilhelm Nietzsche)


OBJETIVOS
GERAL
Analisar os aspectos principais do pensamento de Nietzsche no campo da moral e sua contribuição para a sociedade ocidental nos séculos XX e XXI.

ESPECÍFICOS
Definir o conceito de moral no pensamento de Nietzsche, especificando suas categorias, resumindo os efeitos do seu pensamento sobre os conceitos de bem e mal na construção do pensamento ocidental.



CONTEÚDO
  • Biografia de Nietzsche
  • Antecedentes que influenciaram o seu pensamento
  • Crítica de Nietzsche à sociedade ocidental
  • A obra “A Genealogia da Moral” -  conceitos que trabalha na obra
a)       Bem/mal
b)      Bom/mau
c)       A falta, a má consciência (ideais ascéticos e  a negação da vida)



METODOLOGIA
  • Apresentação do contexto histórico de Nietzsche (fala – 5 minutos)
  • Leitura textual de trechos de “A Genealogia da Moral” (10 minutos)
  • Debate (uso do quadro para destacar categorias mais importantes (20 minutos)
  • Formação de grupos para elaboração de texto (resumos do que entenderam – 15 minutos)
  • Uso de pincel e slides




AVALIAÇÃO
Produção de textos individuais, valendo nota de 1 a 10



REFERÊNCIAS
·         Básica
“FRIDRICH NIETZSCHE OBRAS INCOMPLETAS- Para a genealogia da moral “, Gérard Lebrun, Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho, editora 34   

·         Complementar
’CURSO DE FILOSOFIA – Para professores e alunos dos cursos de segundo grau e de graduação”, Antonio Rezende (organizador) 12ª edição – Jorge Zahar Editor.



Manais – AM, 22 de setembro de 2018

Comentários

  1. Achei muito interessante, não compreendi o titutí (acho que vi o nome #eleNÃO), uma única consideração acerca da divisão metodologica do tempo, 5 minutos para a contextualização, acredito ser viavev fazer o plano em duas aula em uma só para a contextualização e outra com os diversos temas elencados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é o titulo mas o impresso da Escola ficticia que escolhi. Mas a ideia (de provocar) não deu certo porque nao consegui colar as imagens das logomarcas que ia utilizar.
      Quanto ao tempo de exposição tinha em mente o tempo total de 50 minutos. Mas é claro que para um filosofia tão intensa como a de Nietzsche, o tempo ideal não é fácil de mensurar .

      Excluir
  2. Prezado Iran,
    Tenho insistido na necessidade de formular os objetivos da aula tendo em vista as condições em que a filosofia é ministrada como disciplina do ensino médio. Não se pode desconsiderar que aí se trata de um contexto de formação. Assim, não basta indicar o conteúdo. É preciso apresentar a intenção pedagógica das atividades de ensino e as habilidades e competências a serem alcançadas pelos estudantes ao mediante essas atividades.
    Bons Estudos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de Aula e Slide sobre Karl Marx

Autonomia do Pensamento e Atualidade da Filosofia

AULA - MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA