AULA - MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA




Plano de Aula –  Ensino Médio
Universidade Federal do Amazonas – UFAM
Pro reitoria de Ensino e Graduação – PROEG
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais – IFCHS
Departamento de Filosofia – DFIL
Prática Integrada IV – IHF063


I. Plano de Aula: Data: Manaus, 04 de outubro de 2018
II. Dados de Identificação:
Escola: x
Professor (a): José Celso de Mello Sampaio Filho
Disciplina: Filosofia
Série: 3°
Turma: x
Período: 3° Bimestre

III. Tema:
- Conhecimento do Marxismo: na obra Manifesto do Partido Comunista.
- Conceito fundamental: Luta de classes; burguesia; proletariado; comunismo.
IV. Objetivos:
Objetivo geral: Apresentar na sua totalidade a obra Manifesto do Partido Comunista.
Objetivos específicos:
*       Compreender o que é luta de Classes; o que é e quando surge a Burguesia e o Proletariado.
*       Entender qual a relação entre proletariado e comunismo.
*       Descobrir quais os tipos e conteúdo das literaturas que se envolveram com o comunismo.

V. Conteúdo: conteúdo de forma geral do manifesto comunista; trecho do filme tempos modernos;
VI. Desenvolvimento do tema: Aula teórica por vídeo, com uso de recursos de imagem, 23:30 minutos de vídeo com professor em sala para depois tirar as dúvidas de poder dialogar com as ideias do texto com os alunos.

VII. Recursos didáticos: quadro, pincel, retroprojetor.

VIII. Avaliação:
- Atividades: se dará junto das demais atividades que ocorreram nas próximas aulas

IX. Bibliografia:
MELANI, Ricardo. Dialogo: primeiros estudos em filosofia. Volume único. 2° ed. – São Paulo: Moderna 2016.
MARX, Karl. Manifesto Comunista. Karl Marx e Friedrich Engels; [tradução Maria Lucia Como] – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. (Coleção Leitura)
X. Filmografia: Disponível em:< https://www.google.com.br/search?q=tempos+modernos&rlz=1C-1CHZL_pt-BRBR729BR729&source=lnms&tbm=vid&sa=X&ved=0ahUKEwiB1IG-Dyu3dAhWEFZAKHa3hDOoQ_AUIDigB&biw=1517&bih=695# > Acessado em 13/09/2018




ROTEIRO DA AULA DE VÍDEO  
Item
Tempo
Descrição
1.        
1:00 min
Introdução: Meu nome, aula, curiosidades.
2.        
1:00 min
Quem é Marx e contexto da Alemanha.
3.        
1:00 min
Introdução da obra.
4.        
2:00 min
Luta de Classe
5.        
2:00 min
Burguesia, o que é?
6.        
4:00 min
Tempos modernos
7.        
2:00 min
Proletariado, o que é?
8.        
1:00 min
Relação do proletário com o comunismo.
9.        
2:00 min
Literatura comunista.
10.    
4:00 min
Socialismo reacionário.
11.    
1:00 min
Socialismo conservador ou Burguês.
12.    
1:00 min
Socialismo e comunismo crítico-utópico.
13.    
1:00 min
Posição dos comunistas em relação aos outros partidos.
14.    
00:30 min
Conclusão
Total
23:30 min


Olá, queridos e queridas alunos e alunas que se ligam na nossa aula, meu nome é prof. José Celso, na aula de hoje: O Marxismo na obra manifesto do partido comunista vamos conhecer um pouco da filosofia desse grande filósofo que é Karl Marx foi um sociólogo, jornalista e revolucionário socialista. Filósofo alemão nascido em 1818 e morreu 1883. A sua obra principal é o CAPITAL de 1887 que se refere a diversos assuntos. A obra que vamos estudar é datada de 1847 Marx escreve este pequeno manifesto com escreve na companhia de seu amigo

Friedrich Engels
.
Fantasma Comunista, para os partidos de oposição.
Na sua introdução teremos duas principais conclusões 1- o comunismo já foi reconhecido por todos os poderes europeus como um poder; 2- já é hora de os comunistas publicarem suas opiniões, suas metas, suas tendências abertamente para o mundo inteiro, e enfrentar esta lenda do fantasma do comunismo com um manifesto de sua autoria.
Para a dialética marxista a luta de classes é comparado a história do próprio homem, e esteve presente em todas as sociedades que já existiram, e hoje está presente na sociedade capitalista burguesa.
Exemplo dessas lutas: homens livres vs escravos – patrício vs plebeus – senhor vs servo – chefe vs corporação e assalariados. Sempre em constate oposição um ao outro, e essas lutas sempre desembocaram em revoluções. Em ambas as classes temos estratificações um exemplo que Marx da no manifesto é a Roma Antiga  onde temos: patrícios, cavaleiros, plebeus e escravos, já na idade média podemos notar senhores feudais, vassalos, chefes de corporação, assalariados, aprendizes e servos. Já na sociedade burguesa moderna esse antagonismo vai mudar pois teremos os burguês e proletariado, em estratificações menores mas sempre podemos notar essas duas principais classes. 

Burguesia, o que é?
Proletariado, o que é?
Relação do proletariado com o Partido comunista.
 Literatura comunista. I SOCIALISMO REACIONÁRIO – a) socialismo feudal; b) O socialismo do pequeno-burguês; c) O socialismo alemão, ou “verdadeiro.  II- SOCIALISMO CONSERVADOR OU BURGUÊS; III- SOCIALISMO E COMUNISMO CRÍTICO E UTOPICO.
Posição dos comunistas em relação aos outros partidos.
Proletariado de todas as nações uni-vos...

Comentários

  1. Corajoso na publicação de um vídeo explicando o conteúdo da aula sobre Conhecimento do Marxismo: na obra Manifesto do Partido Comunista e
    o Conceito fundamental: Luta de classes; burguesia; proletariado; comunismo. Parabéns pela composição do plano de aula e a preocupação na elaboração do roteiro de aula em vídeo. Nosso amigo Celso mostrando inovação e adequando ao cenário tecnologico. Estendo meus parabéns também à sua grande equipe e auxiliares dos bartidores do vídeo trabalhando em comunhão de pensamentos para a realização do trabalho. Parabéns Celso. Muito bom !!!

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  2. Muito show, a organização e todo planejamento da aula, gostei do quadro no qual apresenta os tempos para cada tipo de conteúdo, o uso de um vídeo para facilitar a compreensão do contexto. Algo que me chamou atenção foi em um dos seus objetivos que propõe a levar os alunos para descobertas de outras literaturas que tiveram uma relação com o comunismo. Plano bem estruturado e organizado. Ótimo.

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  3. Olá Celso, gostei da sua iniciativa de inserir essa ferramente: A internet, que já está tão presente no cotidiano, não só do professor, mas do aluno que sempre está buscando tirar as suas dúvidas ou aprofundar ainda mais o assunto desenvolvido em sala de aula por meio de vídeo-aulas. Devo ressaltar também que em nosso estado, pelo menos ao meu ver, publicar aulas no You tube é algo inovador, ainda mais na nossa área filosófica. Parabenizo a sua iniciativa e reconheço o trabalho árduo que você deve ter tido, pois não é fácil além de organizar o plano de aula, ter de de criar um roteiro para a vídeo-aula. Em relação aos conteúdos, gostei bastante como você abordou as ideias de Karl Marx e a postura interdisciplinar que levou o assunto para outras áreas, sua desenvoltura foi demais. Parabéns!

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  4. Gostei bastante, vídeo aulas são super interessantes, parabéns pelo trabalho!

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