AULA - MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA
Plano
de Aula – Ensino Médio
Universidade
Federal do Amazonas – UFAM
Pro
reitoria de Ensino e Graduação – PROEG
Instituto
de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais – IFCHS
Departamento
de Filosofia – DFIL
Prática
Integrada IV – IHF063
I. Plano
de Aula:
Data: Manaus, 04 de outubro de 2018
|
II. Dados de
Identificação:
Escola: x
Professor (a): José
Celso de Mello Sampaio Filho
Disciplina:
Filosofia
Série: 3°
Turma: x
Período: 3°
Bimestre
|
III. Tema:
- Conhecimento do
Marxismo: na obra Manifesto do Partido Comunista.
- Conceito fundamental:
Luta de classes; burguesia; proletariado; comunismo.
|
IV. Objetivos:
Objetivo geral:
Apresentar na sua totalidade a obra Manifesto do Partido Comunista.
Objetivos
específicos:
![]() ![]() ![]() |
V. Conteúdo: conteúdo de
forma geral do manifesto comunista; trecho do filme tempos modernos;
|
VI. Desenvolvimento do tema: Aula teórica por vídeo, com uso de recursos de
imagem, 23:30 minutos de vídeo com professor em sala para depois tirar as
dúvidas de poder dialogar com as ideias do texto com os alunos.
|
VII. Recursos didáticos: quadro, pincel, retroprojetor.
|
VIII. Avaliação:
- Atividades:
se dará junto das demais atividades que ocorreram nas próximas aulas
|
IX. Bibliografia:
MELANI, Ricardo. Dialogo: primeiros
estudos em filosofia. Volume único. 2° ed. – São Paulo: Moderna 2016.
MARX, Karl. Manifesto Comunista. Karl
Marx e Friedrich Engels; [tradução Maria Lucia Como] – Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1998. (Coleção Leitura)
X. Filmografia: Disponível em:<
https://www.google.com.br/search?q=tempos+modernos&rlz=1C-1CHZL_pt-BRBR729BR729&source=lnms&tbm=vid&sa=X&ved=0ahUKEwiB1IG-Dyu3dAhWEFZAKHa3hDOoQ_AUIDigB&biw=1517&bih=695#
> Acessado em 13/09/2018
|
ROTEIRO DA AULA DE VÍDEO
Item
|
Tempo
|
Descrição
|
1.
|
1:00 min
|
Introdução: Meu nome, aula, curiosidades.
|
2.
|
1:00 min
|
Quem é Marx e contexto da Alemanha.
|
3.
|
1:00 min
|
Introdução da obra.
|
4.
|
2:00 min
|
Luta de Classe
|
5.
|
2:00 min
|
Burguesia, o que é?
|
6.
|
4:00 min
|
Tempos modernos
|
7.
|
2:00 min
|
Proletariado, o que é?
|
8.
|
1:00 min
|
Relação do proletário com o comunismo.
|
9.
|
2:00 min
|
Literatura comunista.
|
10.
|
4:00 min
|
Socialismo reacionário.
|
11.
|
1:00 min
|
Socialismo conservador ou Burguês.
|
12.
|
1:00 min
|
Socialismo e comunismo crítico-utópico.
|
13.
|
1:00 min
|
Posição dos comunistas em relação aos outros partidos.
|
14.
|
00:30 min
|
Conclusão
|
Total
|
23:30 min
|
Olá, queridos e queridas alunos e alunas que se ligam
na nossa aula, meu nome é prof. José Celso, na aula de hoje: O Marxismo na obra
manifesto do partido comunista vamos conhecer um pouco da filosofia desse
grande filósofo que é Karl Marx foi
um sociólogo, jornalista e revolucionário socialista. Filósofo alemão nascido
em 1818 e morreu 1883. A sua obra principal é o CAPITAL de 1887 que se refere a
diversos assuntos. A obra que vamos estudar é datada de 1847 Marx escreve este
pequeno manifesto com escreve na companhia de seu amigo
Friedrich Engels
.
Fantasma Comunista, para os
partidos de oposição.
Na sua introdução teremos
duas principais conclusões 1- o comunismo já foi reconhecido por todos os
poderes europeus como um poder; 2- já é hora de os comunistas publicarem suas
opiniões, suas metas, suas tendências abertamente para o mundo inteiro, e enfrentar
esta lenda do fantasma do comunismo com um manifesto de sua autoria.
Para a dialética marxista
a luta de classes é comparado a história do próprio homem, e esteve presente em
todas as sociedades que já existiram, e hoje está presente na sociedade capitalista
burguesa.
Exemplo dessas lutas:
homens livres vs escravos – patrício vs plebeus – senhor vs servo – chefe vs
corporação e assalariados. Sempre em constate oposição um ao outro, e essas
lutas sempre desembocaram em revoluções. Em ambas as classes temos
estratificações um exemplo que Marx da no manifesto é a Roma Antiga onde temos: patrícios, cavaleiros, plebeus e
escravos, já na idade média podemos notar senhores feudais, vassalos, chefes de
corporação, assalariados, aprendizes e servos. Já na sociedade burguesa moderna
esse antagonismo vai mudar pois teremos os burguês e proletariado, em
estratificações menores mas sempre podemos notar essas duas principais
classes.
Burguesia, o que é?
Proletariado, o que é?
Relação do proletariado
com o Partido comunista.
Literatura comunista. I SOCIALISMO REACIONÁRIO
– a) socialismo feudal; b) O socialismo do pequeno-burguês; c) O socialismo
alemão, ou “verdadeiro. II- SOCIALISMO
CONSERVADOR OU BURGUÊS; III- SOCIALISMO E COMUNISMO CRÍTICO E UTOPICO.
Posição dos comunistas em
relação aos outros partidos.
Proletariado de todas as
nações uni-vos...
Corajoso na publicação de um vídeo explicando o conteúdo da aula sobre Conhecimento do Marxismo: na obra Manifesto do Partido Comunista e
ResponderExcluiro Conceito fundamental: Luta de classes; burguesia; proletariado; comunismo. Parabéns pela composição do plano de aula e a preocupação na elaboração do roteiro de aula em vídeo. Nosso amigo Celso mostrando inovação e adequando ao cenário tecnologico. Estendo meus parabéns também à sua grande equipe e auxiliares dos bartidores do vídeo trabalhando em comunhão de pensamentos para a realização do trabalho. Parabéns Celso. Muito bom !!!
Muito show, a organização e todo planejamento da aula, gostei do quadro no qual apresenta os tempos para cada tipo de conteúdo, o uso de um vídeo para facilitar a compreensão do contexto. Algo que me chamou atenção foi em um dos seus objetivos que propõe a levar os alunos para descobertas de outras literaturas que tiveram uma relação com o comunismo. Plano bem estruturado e organizado. Ótimo.
ResponderExcluirOlá Celso, gostei da sua iniciativa de inserir essa ferramente: A internet, que já está tão presente no cotidiano, não só do professor, mas do aluno que sempre está buscando tirar as suas dúvidas ou aprofundar ainda mais o assunto desenvolvido em sala de aula por meio de vídeo-aulas. Devo ressaltar também que em nosso estado, pelo menos ao meu ver, publicar aulas no You tube é algo inovador, ainda mais na nossa área filosófica. Parabenizo a sua iniciativa e reconheço o trabalho árduo que você deve ter tido, pois não é fácil além de organizar o plano de aula, ter de de criar um roteiro para a vídeo-aula. Em relação aos conteúdos, gostei bastante como você abordou as ideias de Karl Marx e a postura interdisciplinar que levou o assunto para outras áreas, sua desenvoltura foi demais. Parabéns!
ResponderExcluirGostei bastante, vídeo aulas são super interessantes, parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluir